PRELADO APELA O EMPENHO DOS JOVENS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

Luanda – 12.08.24

Neste domingo (11), o Arcebispo da Arquidiocese de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, fez um apelo aos jovens para que sejam uma fonte de esperança para um futuro próspero, através de ações que contribuam para o engrandecimento da sociedade e o desenvolvimento do país.

Encerramento do I Fest-Jovem

O apelo foi feito durante o encerramento do I Fest-Jovem, evento que reuniu mais de dez mil jovens peregrinos das dioceses e arquidioceses de Angola e São Tomé e Príncipe, realizado em Luanda nos dias 9 e 10 de agosto.

Mensagem aos Jovens

Dom Filomeno destacou que a juventude é uma fase delicada, onde a alma começa a compreender melhor e a refletir mais profundamente sobre a vida, em busca de respostas. Ele enfatizou a importância de ações concretas para a formação do homem do amanhã, baseadas no Evangelho e na ciência.

Valores e Associativismo

O arcebispo ressaltou a necessidade de os jovens cristãos adotarem valores ligados ao associativismo, como forma de compromisso com a sociedade e a Igreja. Ele também aconselhou os jovens a não terem medo de suas aspirações e sonhos.

Propostas de Políticas

O Fest-Jovem 2024 foi destacado como um espaço onde a juventude pôde propor novas políticas para a resolução de problemas sociais. Dom Filomeno aconselhou os jovens a evitarem práticas erradas em busca de êxito imediato e a não se deixarem enganar por facilidades, vulgaridade e banalidade, buscando sempre caminhos positivos e de mudança.

Importância da Juventude

Durante sua pregação, o arcebispo enfatizou a importância de a juventude reconhecer seu potencial para melhorar a sociedade. Ele encorajou cada jovem a sonhar com um país melhor, destacando que a realização desses sonhos exige sacrifícios e desafios.