QUEM SOMOS

Quem Somos

Em 10 de Dezembro de 1956, um grupo de patriotas angolanos deu a conhecer o Manifesto do amplo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), apelando para a constituição, em todo o país, de muitas organizações independentes entre si, de modo a poderem resistir melhor e iludir a vigilância das forças coloniais de repressão ocupantes. Esta é a data oficial da sua fundação.


Crispiniano dos Santos

Primeiro secretário nacional da JMPLA

MILITÂNCIA


Ingressou na OPA – Organização dos Pioneiros Agostinho Neto, actualmente Organização dos Pioneiros Angolanos, no início de 1980, na província do Uíge, no Comité do MPLA do Bairro Popular nº1.

Ao deslocar-se ao Brasil com os pais para dar continuidade aos seus estudos, filiou-se no núcleo da JMPLA e tornou-se membro da Associação António Agostinho Neto, no Estado de São Paulo.

Ao regressar para Angola em 1995, passa a fazer parte do núcleo da OMA na TPA – Televisão Pública de Angola, até ao período de transferência das organizações de base para os locais de residência. Em 2005 é eleita membro do Comité Nacional da OMA, durante a realização do IV Congresso Ordinário e reeleita nos V e VI Congressos Ordinário respectivamente.

Faça parte da JMPLA
preencha o formulário