Mensagem de Condolências do Bureau Político

FALECIMENTO CAMARADA HENRIQUE CARVALHO DOS SANTOS”ONAMBWE”

O Bureau Político do Comité Central do MPLA, com profunda dor e consternação, tomou conhecimento da morte do Camarada Henrique de Carvalho Santos “Onambwe”, ocorrida no dia 15 de Outubro de 2023, na República Portuguesa, por doença, aos 83 anos de idade.

O camarada Henrique de Carvalho Santos nasceu em Porto Amboim, no dia 5 de Maio do ano de 1940.

Casado e pai de seis filhos,também conhecido por Henrique Santos Onambwé ou simplesmente Comandante Onambwé, frequentou o Liceu Salvador Correia.

Iniciou a sua formação superior em Portugal, no curso superior de Geologia.

Em 1961, fez parte do grupo da chamada Fuga dos Cem, estudantes angolanos e de outras então colônias portuguesas, que assumindo as suas convicções independentista, fugiram de Portugal para abraçar a justa causa da libertação e independência de seus Países.

Já integrado na luta libertadora liderada pelo MPLa, o camarada Onambwe, foi Bolseiro na Alemanha,onde recomeçou os estudos, tendo-se formado em Engenharia na Universidade de Heidelberg.

Fez treino militar em 1963 em El Kasbatadla no Reino de Marrocos.

Em 1964, seguiu para Cuba com bolsa do MPLA, tendo concluído a licenciatura em Geologia, na Universidade de Havana, Cuba.

Na pátria socialista de Cuba, fez igualmente treino e formação militar.

Regressado a Angola, e como combatente do MPLA, foi Chefe de Artilharia e em 1971 foi nomeado Adjunto do Comando da Sub Região Norte da Terceira Região Militar constituída pelo território do Moxico, leste de Angola, que incluía as Zonas A, B e E, formada em Junho de 1971.

O camarada Onambwé foi mais tarde nomeado comandante de uma coluna com a missão de operar na Sub Região Sul .

Participou no Congresso do MPLA realizado em Lusaka e em Setembro de 1974, na Conferência Inter Regional, onde foi eleito Membro do Comité Central e Membro do Estado Maior da Frente Leste.

O camarada Henrique Carvalho dos Santos”Onambwe ,“engenheiro, geólogo, político, militar e militante anticolonial, no dia 1 de Agosto de 1974, assinou a acta da proclamação das FAPLA, como Comandante de Coluna.

No Governo de Transição, constituído pelo Governo Português, MPLA,FNLA e pela UNITA , ocupou o cargo de Secretário de Estado do Interior,entre Janeiro e Agosto de 1975.

Após a proclamação da independência nacional,o camarada Henrique Santos Onambwe, ocupou vários cargos no governo de Angola independente, incluíndo o de Secretário de Estado e Ministro da Indústria.

Exerceu também o cargo de Director Adjunto da Direcção de Informação e Segurança de Angola.

É co-autor da bandeira e da insígnia de Angola.

Com a sua entrega na luta de libertação e consolidação da independência nacional,o Camarada Onambwe, faz parte daquela galeria de camaradas que a Pátria reconheceu e e se verga a sua memória.

A data da sua morte,o camarada Onambwe ,era General na Reserva.

Com a sua morte, o MPLA perde mais um militante consequente e mais um pilar do seu alicerce histórico.

O Bureau Politico do Comite Central do MPLA, reconhecendo a obra do malogrado, expressa à família enlutada os mais profundos e sinceros sentimentos de pesar.

Paz a sua alma.

Camarada Henriques Carvalho dos Santos”Onambwe “-Presente

MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR

A LUTA CONTINUA

A VITÓRIA É CERTA.

LUANDA, 15 DE OUTUBRO DE 2023.

O BUREAU POLÍTICO.