13 de junho de 2025
O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) realiza hoje, em Luanda, uma Conferência Internacional da Mulher sob o lema “Mulheres Cruzando Fronteiras, suas Histórias e Sonhos”. O evento, que decorre no Hotel Intercontinental, tem como foco principal o empoderamento político e económico das mulheres ao longo dos 50 anos da Independência Nacional.
Presença de Figuras Proeminentes
A conferência conta com a participação de diversas personalidades de destaque, incluindo:
- Mara Quiosa, Vice-Presidente do MPLA
- Ana Dias Lourenço, Primeira-Dama da República
- Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA
- Joana Tomás, Secretária-Geral da OMA
- Outros convidados de relevo nacional e internacional
Estrutura e Temáticas
O evento está organizado em três painéis principais, que abordam:
- A participação da mulher na luta de libertação nacional
- O papel feminino na consolidação da paz
- A contribuição das mulheres na instauração de um Estado de Direito
Entre os objetivos da conferência está a desconstrução de estereótipos e a promoção de novas oportunidades para as mulheres angolanas e africanas.
Palestrantes de Renome
A iniciativa, de dimensão internacional, conta com palestrantes de reconhecido mérito, entre os quais:
- Ana Dias Lourenço, Primeira-Dama da República
- Joana Lina, membro do Comité Nacional da OMA
- Cidália Chaúque, Secretária-Geral da Organização da Mulher Moçambicana
- Carlos Feijó, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN)
Celebração do Jubileu da Independência
A conferência, que reúne diversas personalidades da vida nacional e de diferentes estratos sociais, insere-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional. O evento visa enaltecer o inestimável contributo das mulheres no processo da luta armada de libertação nacional e na conquista da paz efetiva no país.
Esta iniciativa reforça o compromisso da OMA com o empoderamento feminino e o reconhecimento do papel fundamental das mulheres na construção e desenvolvimento de Angola ao longo de cinco décadas de independência.