Cubango, 02 de maio de 2025
O Governador do Cubango, José Martins, expressou o merecido reconhecimento a todos os trabalhadores que se doam no seu dia-a-dia, no cumprimento das suas missões, garantindo o pleno funcionamento da sociedade.
Participação no Desfile da Classe Trabalhadora
José Martins, que participou do desfile da classe trabalhadora promovido pela UNTA-CONFEDERAÇÃO SINDICAL por ocasião da celebração do Dia Internacional do Trabalhador, ressaltou que se registam avanços substanciais na melhoria das condições dos trabalhadores. Simultaneamente, chamou à responsabilidade os trabalhadores para melhorarem cada vez mais a sua capacidade de resposta enquanto servidores nos setores em que estão inseridos.
Acompanhamento do Desempenho Sindical
O Governante disse acompanhar o desempenho do Sindicato na Província, com vista à melhoria das condições dos associados, e garantiu que a tarefa do Executivo angolano é de continuar a envidar esforços para dignificar a classe a todos os níveis. Frisou como uma das medidas a efetivação do acréscimo dos 25% de salário da função pública e outras ações que surgem em benefício dos trabalhadores.
Desafios Apontados pelo Sindicato
Por sua vez, o secretário-geral da UNTA confederação sindical no Cubango, Jeconias Lucas, que apresentou a declaração dos trabalhadores, apontou como desafios:
- O contínuo diálogo social e concertação tripartida
- Igualdade no tratamento dos trabalhadores nacionais e expatriados no quesito remuneração
- Condições de trabalho justas
- Combate ao despedimento massivo de trabalhadores
Lucas também assegurou que as centrais sindicais vão continuar a prosseguir com a monitorização do acordo trienal com o Governo, por constituir preocupação da classe trabalhista.
Celebração Sob Lema dos 50 Anos de Angola
A celebração do 1 de Maio, que este ano acontece sob o lema: “Angola 50 Anos: Trabalhadoras e Trabalhadores Unidos, para o alcance do Trabalho Digno e Justiça Social”, simboliza a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições laborais. Para além disso, representa um momento de reflexão sobre os direitos conquistados e os desafios que ainda existem no mundo do trabalho.
As comemorações no Cubango reforçam o compromisso provincial com os lemas “Cubango, Trabalhar Mais e Comunicar Melhor” e “Cubango, Transformar e Desenvolver”, demonstrando o alinhamento das autoridades locais com as políticas nacionais de valorização do trabalho e desenvolvimento socioeconómico.