Luanda, 17 de abril de 2025
O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, reuniu hoje na Sede Nacional do Partido, em Luanda, com a Secretária para os Assuntos Políticos e Relações Internacionais do Chama Cha Mapinduzi (CCM), da República da Tanzânia, Rabia Abdulla Hamid. O encontro teve como objetivo reforçar os acordos de amizade e de cooperação entre os dois países e povos.
Análise das Relações Bilaterais
Na qualidade de Vice-Presidente em exercício do MPLA, Paulo Pombolo fez-se acompanhar do Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto. As comitivas analisaram o grau das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois partidos, consideradas fundamentais para os respectivos países e governos.
Reforço dos Laços Partidários
No final do encontro, a chefe da comitiva tanzaniana, Rabia Hamid, explicou que a visita à Sede do MPLA teve como propósito reforçar as relações entre os dois partidos – MPLA e CCM – e revigorar os laços estabelecidos entre os dois estados durante a visita a Angola da Presidente da República da Tanzânia, Samia Hassan.
Temas Abordados
Rabia Hamid realçou que durante a audiência com o Secretário-Geral do MPLA também foram abordados assuntos relacionados com a reabertura da embaixada da Tanzânia em Angola e sobre as isenções de vistos. Estas medidas, segundo a dirigente, permitirão maior interação entre os dois povos.
Intercâmbios Sistemáticos
De acordo com Rabia Abdulla Hamid, as delegações concordaram sobre a importância de sistematizar os intercâmbios entre os dois partidos e de continuarem a trabalhar com toda a vontade política para fortalecer a amizade que une ambas as formações políticas.
Impacto Económico Esperado
“Uma vez reforçadas as relações de amizade, de solidariedade e de cooperação entre os dois partidos e povos, automaticamente haverá crescimento nos produtos internos brutos (PIB) de ambos os países, com a troca de bens e serviços”, concluiu a dirigente tanzaniana.
Histórico das Relações
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Tanzânia foram formalmente estabelecidas em 1976, logo após a proclamação da Independência Nacional de Angola. Desde então, os dois países têm mantido laços de cooperação em diversos domínios, sustentados pela histórica solidariedade durante a luta pela independência.
Esta reunião representa mais um passo no fortalecimento das relações entre dois partidos históricos de África, com reflexos positivos esperados nas relações bilaterais entre Angola e Tanzânia.