Luanda, 17 de abril de 2025
O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, recebeu hoje em audiência o Vice-ministro das Relações Exteriores da Venezuela para África, Yuri Pimentel Moura. Durante o encontro, foram analisadas as históricas e cordiais relações de fraternidade e solidariedade entre os dois países e povos.
Fortalecimento das Relações Partidárias
A reunião, que decorreu na sala de audiências da Sede Nacional do Partido, contou com a presença do Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto. As duas personalidades trocaram impressões sobre o estreitamento e incremento das relações de cooperação entre o MPLA e o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
Mensagem do Presidente Venezuelano
Em declarações à imprensa após a audiência, o diplomata venezuelano revelou ter sido portador de uma mensagem do Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, ao seu homólogo angolano, João Lourenço. A mensagem expressa a vontade de ver as duas formações políticas cada vez mais fortes, unidas e empenhadas na melhoria contínua da ação governativa nos respetivos países.
Projetos de Cooperação Futura
Yuri Pimentel Moura reconheceu que as relações de intercâmbio e de amizade entre os dois partidos irmãos podem melhorar, garantindo para breve acordos na área de formação de quadros, entre outros. “Queremos que os nossos vínculos político-partidários estejam à altura do que desejamos”, afirmou o diplomata.
Reconhecimento da Liderança Angolana
O alto responsável da diplomacia venezuelana aproveitou o momento para saudar Angola pela presidência da União Africana, enaltecendo o papel deste país africano no fortalecimento da concertação política e da cooperação no continente.
“A Venezuela estará a apoiar para que a presidência do Presidente João Lourenço, na União Africana, num ano tão importante, de 50 anos de independência de Angola, seja uma presidência para o bem da organização, para o bem do continente africano”, declarou Pimentel Moura.
Histórico das Relações Bilaterais
Angola e Venezuela estabeleceram relações diplomáticas em dezembro de 1986, sustentadas pelos laços de amizade, interesses comuns no quadro da cooperação Sul-Sul e acordos que abrangem diversos setores.
Em fevereiro de 2023, os dois países assinaram um acordo geral de cooperação económica, comercial, científica, técnica e cultural, visando o aprofundamento dos laços bilaterais.
As relações foram impulsionadas pela visita do então Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a Angola, em agosto de 2006. Desde então, a cooperação tem registado avanços assinaláveis, com particular incidência no setor energético, onde a Venezuela se tem afirmado como parceiro relevante para Angola, dada a sua vasta experiência na indústria petrolífera.
O reforço das trocas comerciais, técnicas e científicas são algumas das áreas que poderão conhecer avanços significativos nos próximos tempos, em resultado dos recentes encontros de consulta e concertação diplomática entre os dois governos.