Data: 01.02.25
Local: Luanda, Angola
A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, realizou neste sábado, visitas de caráter solidário aos nacionalistas António Brito Sozinho e à viúva de Agostinho Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu”, Maria Jorge. Esta iniciativa faz parte das Jornadas “Heróis da Liberdade e dos Nacionalistas Angolanos”, preparatórias para a celebração do Dia 4 de Fevereiro e dos 50 anos da Independência Nacional, que será comemorado em 11 de novembro.
Detalhes da Visita
- Acompanhantes da Vice-Presidente:
- Membros do Secretariado do Bureau Político, incluindo Pedro Neto, Pedro Teta, Idalina Valente, Nádia Monteiro, Manuel Augusto, Joana Tomás, Justino Capapinha, e Luís Nunes, primeiro Secretário do Partido em Luanda.
- Propósitos do Programa:
Mara Quiosa ressaltou que o programa “Heróis da Liberdade” visa apoiar e abraçar os nacionalistas que com dedicação e sacrifício contribuíram para a independência de Angola e seu desenvolvimento. - Depoimentos:
- António Brito Sozinho expressou gratidão pelo reconhecimento do MPLA. Recordou emocionado o dia 7 de novembro de 1961, quando viajou clandestinamente com o ex-Presidente José Eduardo dos Santos para Leopoldville.
- Maria Jorge agradeceu a solidariedade do MPLA, relembrando as dificuldades enfrentadas por seu marido nas cadeias em prol da libertação.
Valores Culturais e Históricos
Mara Quiosa destacou a importância de conviver com os veteranos, vistos como “bibliotecas vivas” que ajudam a desvendar a história de Angola. Ela enfatizou o fundamental papel dos mais velhos na conquista da independência, reconhecendo sua inteligência e responsabilidade.
Estas visitas não apenas honram os feitos históricos dos nacionalistas, mas também asseguram que as gerações futuras compreendam os sacrifícios feitos para garantir a Angola um futuro de liberdade.