Data: 21.01.25
Local: Luanda, Angola
A Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, anunciou esforços contínuos para controlar o surto de cólera no país antes de março, conforme os objetivos do governo.
Estratégias para Controle do Surto
- Mobilização e Promoção Comunitária:
Ações voltadas para a mobilização comunitária e promoção da saúde estão em curso para combater a disseminação da doença. - Abastecimento de Água e Limpeza Pública:
Melhorias no abastecimento de água potável e eliminação de focos de lixo são prioridades para prevenir novos casos. - Tratamento e Vacinação:
Estão sendo realizados esforços para o tratamento precoce dos casos confirmados e aquisição de vacinas para prevenir a evolução da doença.
Estruturas de Tratamento em Operação
- Centros de Tratamento:
No município de Cacuaco, particularmente nos bairros Paraíso e Belo Monte, centros de tratamento de cólera estão plenamente operacionais para atender a população.
Envolvimento e Colaboração Comunitária
- Estratégia de Intervenção Comunitária:
Uma estratégia de intervenção comunitária foi desenvolvida, onde profissionais de saúde visitam casa-a-casa para orientação e assistência, em colaboração com a comissão de moradores, Cruz Vermelha de Angola, ADECOS e a Administração Municipal de Cacuaco. - Apelo à Comunidade:
A Ministra pede a colaboração de todas as pessoas e apela para que, em caso de suspeita de cólera, os cidadãos procurem o posto de saúde mais próximo ou usem os números de emergência: 111, 931061381, 923695482 e 934271674.
Compromisso do Governo
O Executivo angolano, sob a liderança do Presidente João Lourenço, está fazendo todos os esforços para interromper rapidamente a cadeia de contágio e eliminar a cólera como um problema de saúde pública em Angola.
Estas iniciativas são parte de um esforço consolidado e integral para proteger a saúde pública e garantir a segurança das comunidades afetadas.