Luanda — 23.08.24
A figura e obra do nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho, conhecido como “Uanhenga Xitu”, foram destacadas nesta quinta-feira (22) em Icolo e Bengo por militantes e simpatizantes do MPLA de várias gerações. A homenagem ocorreu durante uma palestra organizada pelo Comité Provincial do MPLA de Luanda, no âmbito das comemorações do centenário natalício de Mendes de Carvalho, político e escritor falecido em 13 de fevereiro de 2014.
Participantes e Oradores
A cerimônia contou com a presença do Segundo-Secretário do Comité Provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira, e outros líderes do Partido e do Governo. Entre os oradores, o docente universitário Manuel Muanza destacou a inseparabilidade da obra de Uanhenga Xitu do humanismo progressista, ressaltando a função pedagógica dos seus textos literários.
Contribuições e Legado
Durante a sessão de abertura, foi enfatizado que o tributo a Uanhenga Xitu é extensivo à sua carreira revolucionária e às enormes contribuições prestadas ao país, além de seu amor pela terra natal. O Primeiro-Secretário do Comité Municipal de Icolo e Bengo, João de Almeida, expressou regozijo por a localidade acolher a homenagem a um dos filhos mais importantes da pátria.
Representação Familiar
Manuel Pimentel, sobrinho e representante da família, descreveu Agostinho Mendes de Carvalho como um patriarca justo, cujo legado e trabalho são extremamente significativos. A Coordenadora Adjunta do Grupo de Acompanhamento do Secretariado do Bureau Político do MPLA ao município de Icolo e Bengo, Rute Mendes, também participou da comemoração.
Contexto Histórico
Militante do MPLA, Uanhenga Xitu foi preso pela polícia política portuguesa (PIDE-DGS) em 1959 por suas atividades políticas em prol da independência de Angola. De 1962 a 1970, esteve preso no Campo de Concentração do Tarrafal em Cabo Verde.
Obras Publicadas
Ao longo de sua vida, Uanhenga Xitu publicou várias obras literárias, incluindo:
- “Meu Discurso”
- “Bola Com Feitiço”
- “Manana”
- “Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem”
- “O Ministro”
- “Cultos Especiais”
Conclusão
A cerimônia, realizada no Auditório do Comité Municipal do MPLA de Icolo e Bengo, reuniu membros do Secretariado do Comité Provincial do Partido de Luanda, familiares, primeiros-secretários municipais, distritos urbanos e comunas, além de distintos participantes. A homenagem celebra o centenário de nascimento de Agostinho Mendes de Carvalho, ocorrido em 29 de agosto de 1924, reconhecendo sua significativa contribuição à história e cultura de Angola.