Cunene – 07.08.24
O Governo Provincial do Cunene, em parceria com a direção geral do Hospital Josina Machel, iniciou hoje, 7 de agosto, na cidade de Ondjiva, uma campanha de consultas e cirurgias gratuitas. O objetivo é diagnosticar e tratar diversas lesões faciais causadas por malformações congênitas ou acidentes.
Detalhes da Campanha
A campanha, que terá duração de cinco dias, está sendo realizada no Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune”. A equipe é composta por 14 profissionais provenientes de Luanda, incluindo sete cirurgiões, sete anestesistas e um especialista local, com o apoio de uma equipe de enfermagem.
Objetivos e Beneficiários
O coordenador da equipe médica, Agnelo Lucamba, explicou que a campanha faz parte do programa “Facilita Minha Vida”, que visa aproximar os serviços de saúde dos cidadãos, especialmente em especialidades como a cirurgia maxilo-facial. A campanha atenderá tanto crianças quanto adultos com patologias como:
- Fenda labial (lábio leporino)
- Fenda palatina (fenda do palato ou céu da boca)
- Lesões na face, mandíbula, pescoço e boca
Expansão da Campanha
Iniciada em julho em Luanda, a campanha será estendida às províncias do Moxico, Huambo, Benguela, Huíla e Uíge, devido à carência de especialistas na área em nível nacional.