Luanda – O ministro da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Ngunyen Kim Som, apresentou esta terça-feira, em Luanda, cumprimentos de cortesia à vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, e parabenizou este partido pela vitória alcançada nas eleições gerais de 2022.
A saída do encontro, o governante vietnamita disse à imprensa que aproveitou para informar a vice-presidente do MPLA os níveis de cooperação entre Angola e o Vietname, bem como a necessidade de fortalecer os mesmos.
Apontou que os dois países cooperam em vários domínios, com destaque na educação e saúde.
No entanto, Ngunyen Kim Som sublinhou que o seu país pretende investir em grande escala nos sectores da agricultura e do comércio.
Destacou que para além das boas relações políticas diplomáticas entre os dois países o foco para os próximos tempos será em investir cada vez mais no mercado angolano.
Relações
Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975 e em 1978 assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas social, económica, bem como no domínio técnico-científico.
Tradicionalmente, as relações entre os dois países cinge-se aos domínios da agricultura, saúde, educação e comércio. Dados apontam que existem cerca 20 empresas privadas vietnamitas a trabalharem em Angola.
Situado no sudeste asiático, o Vietname possui uma economia com pendor nos sectores electrónico, industrial e no agro-negócio.