O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, reconheceu esta quinta-feira, em Washington DC., os esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.
Ao intervir na abertura das conversações com o homólogo norte-americano, Joe Biden, manifestou abertura para parcerias estratégicas em outras áreas de interesse, como energia, transportes, exploração do espaço e outros de interesse.
Na sua abordagem, felicitou Joe Biden pelo facto de ser o primeiro Chefe de Estado dos EUA a mudar o paradigma da cooperação entre aquele país e África.
Lembrou que esteve na Cimeira EUA-ÁFRICA, em 2022, altura em que Joe Biden prometeu olhar África com outros olhos, investindo nas infra-estruturas necessárias para o desenvolvimento do continente africano.
Para João Lourenço, o envolvimento dos EUA no Corredor do Lobito e em outros projectos do ramo das telecomunicações e energia limpa são a provada materialização desse compromisso.
“Essas essas infra-estruturas vão ajudar não só Angola, mas grande parte do continente”, disse, sublinhando que o encontro desta quinta-feira marca o começo de uma nova página nas relações entre os EUA e África.