MARA QUIOSA APELA AO REGISTO ELEITORAL EM VISITA AO MERCADO DO MBAÚLO

Benguela, 24 de julho de 2026

A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, visitou nesta sexta-feira (24 de julho) o Mercado do Mbaúlo, na província de Benguela, onde interagiu com as vendedoras e incentivou a atualização do registo eleitoral.

Recebida com entusiasmo pelas comerciantes, a dirigente percorreu as bancas, adquiriu produtos e ouviu as principais preocupações das vendedoras e do setor. A visita consolidou-se como momento estratégico de reafirmação de compromisso com a proximidade social e a auscultação direta das realidades comunitárias.

Produção agrícola e aposta no setor

Mara Quiosa elogiou a produção agrícola da província, com destaque para a cebola, a batata, o tomate e outras hortícolas, e felicitou o Governo Provincial pelos resultados alcançados. “O nosso Executivo continua a apostar firmemente na agricultura, porque é preciso continuar a alimentar o nosso povo”, afirmou.

O elogio consolidou-se como reafirmação de que o desenvolvimento agrícola é elemento crítico para a segurança alimentar e o progresso económico regional.

Registo eleitoral e exercício da cidadania

No diálogo com as vendedoras, a Vice-Presidente alertou para a importância do registo eleitoral tendo em vista as eleições gerais de 2027. “Se não fizerem a atualização, no próximo ano não vão conseguir votar. Tem de ser hoje, mamãs”, disse.

Mara Quiosa orientou as comerciantes a dirigirem-se ao BUAP, na Administração Municipal de Benguela, e lembrou que o atendimento também está disponível aos sábados até às 12h00. Apelou ainda para que multiplicassem a mensagem junto de familiares e colegas: “É preciso juntar todas as vozes do mercado para levar esta informação às comunidades”.

O apelo consolidou-se como reafirmação de que a inclusão eleitoral e a participação cívica são prioridades transversais da ação partidária.

Alfabetização e autonomia das mulheres

A dirigente destacou igualmente a existência de um espaço de alfabetização no mercado e incentivou as mulheres a aproveitarem a oportunidade para “aprender a ler, a escrever e a fazer bem as contas do negócio”.

O incentivo consolidou-se como reafirmação de que a educação de adultos é elemento crítico para o empoderamento feminino e a autonomia económica das mulheres.