
Luanda, 20.01.2026
O Bureau Político do Comité Central do MPLA realizou nesta terça-feira, 20 de janeiro, no Auditório da Sede Nacional do Partido, a sua primeira Reunião Extraordinária de 2026, sob a direcção do Presidente do MPLA, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Participação e deliberações
Participaram da sessão a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, o Secretário-Geral, Paulo Pombolo, e os membros do Secretariado do Bureau Político.
No final do encontro, foi divulgado o comunicado final, lido pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, no qual foram tornadas públicas as principais deliberações da reunião.
Retirada voluntária de candidatura
De acordo com o comunicado, o Bureau Político tomou conhecimento da decisão voluntária da camarada Graciete Edine Dombolo Chivaca Mateus Sungua de retirar a sua candidatura ao cargo de Secretária-Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA).
Após a apreciação do documento, o Órgão concluiu não existirem factores impeditivos para a aceitação da decisão, por considerá-la legítima e em conformidade com os princípios e regras da democracia interna do Partido.
Prosseguimento do processo eleitoral
Em consequência, o Bureau Político deliberou que o processo eleitoral da OMA deve prosseguir com a candidatura da camarada Emília Carlota Sebastião Celestino Dias, nos termos estabelecidos nas Bases Gerais e no Regulamento Eleitoral da Organização.
A decisão determina que Emília Carlota Dias será eleita por aclamação no 8.º Congresso Ordinário da OMA, a ter lugar no período de 28 de fevereiro a 1 de março de 2026, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, assumindo a liderança da organização em substituição de Joana Tomás.







