
Luanda, 19 de novembro de 2025
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, anunciou na terça-feira (18), em Luanda, que o País vai ganhar, neste mês de novembro, a primeira fábrica de produção de medicamentos após a sua inauguração na província do Huambo.
Apresentação do Orçamento Geral do Estado 2026
José de Lima Massano fez estes pronunciamentos durante a apresentação das principais linhas de força do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2026, na Assembleia Nacional, que foi aprovado na generalidade com 118 votos a favor, 66 contra e duas abstenções.
Reforço da Produção Nacional de Fármacos
De acordo com o governante, a inauguração desta imponente unidade marca um passo decisivo no reforço da produção nacional de fármacos, que vai minimizar a carência de medicamentos em algumas unidades hospitalares.
Fábrica de Alumínios da Barra do Dande
Por outro lado, o dirigente garantiu também que a primeira fase da fábrica de alumínios da Barra do Dande, localizada na província do Bengo, deverá entrar em funcionamento até ao final do ano em curso.
Unidade de Montagem de Automóveis
Outro projeto destacado pelo ministro de Estado é a unidade de montagem de automóveis na província de Icolo e Bengo, também com arranque previsto para este ano.
Diversificação da Economia Angolana
José de Lima Massano disse igualmente que estes investimentos demonstram a vitalidade e a dinâmica da economia angolana, cada vez menos dependente do setor petrolífero.
Próximos Passos
A proposta orçamental para 2026 vai ser analisada na especialidade, visando aperfeiçoar o documento final e garantir o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Nacional.
Estes anúncios representam marcos significativos na estratégia de diversificação económica de Angola, consolidando a transição para uma economia menos dependente do petróleo e mais focada na produção industrial nacional, com impactos diretos na saúde pública, indústria automóvel e metalurgia.
