PRESIDENTE DO MPLA DESTACA CONTRIBUTO DA MULHER NOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA

Luanda, 31 de outubro de 2025

O Presidente do MPLA, João Lourenço, destacou as conquistas alcançadas pelas mulheres nestes 50 anos de Independência de Angola, durante o discurso de abertura da Nona Sessão Ordinária do Comité Central, realizada no Centro de Conferências de Belas.

Reconhecimento do Papel da Mulher Angolana

“As conquistas alcançadas nestes 50 anos de país independente em todos os domínios da vida, na política, na defesa e segurança, na governação, na economia, na ciência, no desporto, na cultura e em outros domínios, tiveram sempre o cunho e o grande contributo da mulher angolana”, ressaltou o Presidente João Lourenço.

Papel da OMA na Igualdade de Género

Para o líder do maior partido de Angola que suporta o Governo, a Organização da Mulher Angolana (OMA) esteve sempre muito presente, acompanhando esta evolução positiva da luta dos angolanos pela igualdade de género, demonstrando o compromisso histórico da organização com os direitos das mulheres.

Atenção Especial à Juventude

“Vamos continuar a prestar atenção particular à juventude angolana e à nossa organização juvenil, viveiro de quadros do nosso Partido e importante ponte para com esta importante franja da nossa sociedade, os jovens angolanos”, defendeu o Presidente do MPLA.

Esta declaração reforça o compromisso do partido com a formação e integração das novas gerações nas estruturas políticas e sociais do país.

Preparação do Grupo Parlamentar

No quadro da luta política, João Lourenço sublinhou que o Parlamento é um “verdadeiro campo de batalha, no bom sentido”. Por isso, orientou que a direção do partido deve preparar melhor os deputados do Grupo Parlamentar.

Orientações Estratégicas

A preparação deve incluir:

  • Informação regular e atualizada sobre os grandes temas nacionais
  • Conhecimento aprofundado daquilo que mais impacta na vida do cidadão
  • Compreensão dos esforços permanentes do Executivo para superar os desafios
Preparação para o 49.º Aniversário do MPLA

“Já não está muito longe o dia 10 de dezembro, data em que comemoramos mais um aniversário da fundação do nosso glorioso MPLA”, lembrou João Lourenço, tendo orientado que os Comités do Partido, a todos os níveis, devem realizar importantes atividades à altura da efeméride.

Objetivo das Celebrações

O Presidente orientou que as celebrações devem permitir “encerrarmos” o ano em alta, demonstrando a vitalidade e o dinamismo do partido após quase cinco décadas de existência.

Reflexão sobre Cinco Décadas de Desenvolvimento

O discurso do Presidente do MPLA ocorre num momento histórico, quando Angola celebra 50 anos de independência, período em que as mulheres desempenharam papel fundamental em todas as áreas do desenvolvimento nacional.

A Nona Sessão Ordinária do Comité Central representa um momento de reflexão estratégica sobre os desafios futuros e a consolidação dos avanços alcançados, com especial atenção ao papel das mulheres, jovens e à preparação das estruturas partidárias para os desafios da governação.

O reconhecimento do contributo feminino nos 50 anos de independência reforça o compromisso do MPLA com a igualdade de género e a valorização do papel das mulheres na construção da Angola moderna e democrática.