A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, reuniu-se na quinta-feira (7) na província do Moxico, com várias entidades religiosas, com destaque para o novo bispo da Diocese do Luena, Dom Martin Lasarte, com quem abordou a agenda pastoral da igreja e questões socioeconómicas desta circunscrição do país.
O encontro decorreu no âmbito da digressão que a Camarada Luísa Damião está efectuar nas estruturas partidárias, sociais e económicas, das províncias do leste do país, para auscultar a população em geral, buscar uma transformação dos problemas que enfrentam e abrir caminhos para as aspirações e motivações.
A saída da audiência, o bispo da Diocese, Dom Martin Lasarte, explicou que o encontro cingiu-se no papel desempenhado pela igreja na moralização da sociedade, como garante da coexistência pacífica e harmoniosa entre os cidadãos.
Afirmou que a igreja é um veículo de promoção dos valores morais, éticos e espirituais, que prima pela boa educação da pessoa humana e na formação de bons cidadãos, para juntos construirmos uma sociedade melhor para todos, em particular para a província do Moxico.
Asseverou que a igreja Católica na província do Moxico está apostar fortemente na educação nas zonas rurais, na formação profissional nas zonas urbanas e na alfabetização, para salvar a cultura tchokwe e sobretudo, o seu património cultural.
Acompanharam a Vice-presidente do MPLA no encontro com bispo da Diocese do Moxico, os membros do Bureau Político do Partido, o primeiro secretário provincial, Ernesto Muangala, e directores do Comité Central.