Luanda- 05.09.2025- O Tenente General Salvador Sebastião faleceu no pretérito dia 31 de Agosto de 2025, vítima de doença.
Nascido na província do Icolo e Bengo, no dia 15 de Dezembro de 1937, o Camarada Salvador Sebastião dedicou a sua juventude no cumprimento do dever patriótico, tendo iniciado a sua militância partidária nos movimentos abreviadamente designados como “MIA, MINA, e no PLUA”, em 1950, movimentos que estiveram na génese do glorioso MPLA.
Desde cedo envolveu-se em actividades de mobilização, distribuição de panfletos e organização de jovens para a causa da independência.
Foi protagonista da histórica acção de 4 de Fevereiro de 1961, e desempenhou papel fundamental na fuga de vários camaradas para o interior e exterior do país, entre eles José Eduardo dos Santos, Hoji-Ya-Henda, Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, Tomás Ferreira, Aníbal de Melo, entre outros.
Durante a Guerra de Libertação Nacional, cumpriu diversas missões e foi co-fundador da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA).
No exercício das suas funções, colaborou com a Presidência da República, sempre pautado pelo espírito de missão e lealdade aos ideais da revolução.
Foi preso pela PIDE-DGS entre 1961 e 1971, tendo passado pelas cadeias de São Paulo, São Pedro da Barra e pelo campo de trabalho do Missombo, no Cuando-Cubango. Mesmo privado da liberdade, manteve-se firme na defesa dos princípios que nortearam sua luta.
Membro activo da Associação do Comité dos Heróis de 4 de Fevereiro, Salvador Sebastião deixa um legado de resistência, patriotismo e dedicação inabalável à construção de uma Angola livre e soberana.
Sua memória permanece viva na história do país e no coração de todos os que partilham dos ideais pelos quais lutou.