Luanda, 15 de outubro de 2026
O Presidente da República, João Lourenço, afirmou nesta quinta-feira (15 de outubro), na Assembleia Nacional, que o Estado da Nação não se mede apenas pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas sobretudo pela melhoria das condições de vida da população, elegendo a saúde e a qualidade de vida como critérios centrais de avaliação do desenvolvimento.
No discurso de abertura da 5.ª Sessão Legislativa da V Legislatura, o Chefe de Estado sustentou que o progresso do País deve refletir-se na capacidade de as famílias viverem melhor, de os jovens ingressarem no mercado de trabalho, de as crianças permanecerem na escola e de os agricultores escoarem a sua produção.
Administração pública mais próxima do cidadão
João Lourenço defendeu uma administração pública menos burocrática, mais próxima do cidadão e com um papel facilitador da atividade económica.
O Presidente apontou ainda a saúde como prioridade estruturante do Executivo, com enfoque na proteção da vida, no reforço dos cuidados primários e na humanização do Sistema Nacional de Saúde.
Prioridades do investimento público
De acordo com o Presidente, o programa de investimento público mantém como eixos prioritários a saúde, a educação, a energia e águas, os transportes, a habitação e o emprego. O objetivo é converter a estabilidade macroeconómica alcançada em benefícios concretos para os cidadãos.
O discurso destacou ainda os avanços na inclusão financeira, o crescimento do investimento direto estrangeiro no setor não petrolífero e as medidas em curso para alargar o acesso a serviços financeiros formais.

