SECRETÁRIO-GERAL DO MPLA VISITA BOCOIO

Benguela, 27 de julho de 2026

O Secretário-Geral do Partido, Paulo Pombolo, visitou (24 de julho) o município do Bocoio, no âmbito da jornada político-patriótica da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, à província de Benguela.

A visita visou avaliar o funcionamento das estruturas de base e o nível de organização do Partido no município. A deslocação consolidou-se como momento estratégico de reafirmação de compromisso com o acompanhamento das estruturas municipais e a auscultação das realidades locais.

Estruturas locais elogiadas e processo assembleário concluído

Paulo Pombolo destacou o trabalho das estruturas locais. “Estão num bom caminho por terem realizado com êxito o processo assembleário de base e por estarem agora a organizar a conferência municipal”, afirmou.

O elogio consolidou-se como reafirmação de que o cumprimento das etapas organizativas é elemento crítico para o fortalecimento da vida interna partidária.

Preocupações apresentadas e resoluções em curso

Ao abordar os principais desafios do Bocoio, o Secretário-Geral do MPLA disse que foram apresentadas preocupações que já estão a ser resolvidas. A informação consolidou-se como demonstração de que a auscultação direta das estruturas locais permite identificar e responder aos constrangimentos comunitários.

Abastecimento de água e esforços em curso

Sobre o abastecimento de água, o administrador municipal e Primeiro-Secretário do Partido informou sobre os esforços em curso para superar a situação. A informação consolidou-se como reafirmação de que o acesso à água potável é prioridade na agenda de desenvolvimento municipal.

Educação: 71 escolas em funcionamento e necessidade de expansão

No domínio da educação, Paulo Pombolo referiu que o município conta com cerca de 71 escolas construídas e em funcionamento. “Mas a cada ano entram novos alunos no sistema de ensino e é preciso continuar a construir mais salas para garantir o seu devido acomodamento”, sublinhou.

A avaliação consolidou-se como reafirmação de que a expansão da rede escolar é elemento crítico para a universalização do acesso à educação e o acomodamento dos novos estudantes.

Energia e apelo ao reforço de serviços

Relativamente à energia, o dirigente apelou ao Governo Provincial de Benguela e ao Ministério da Energia para o reforço dos serviços no município. O apelo consolidou-se como reafirmação de que a expansão do acesso à energia é prioridade transversal na estratégia de desenvolvimento local e melhoria das condições de vida das populações.

Enquadramento na jornada de Mara Quiosa a Benguela

A jornada da Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, em Benguela inclui encontros com estruturas do Partido, organizações sociais e atos de mobilização com vista ao IX Congresso e às eleições de 2027. O enquadramento consolidou-se como demonstração de que a articulação entre as visitas dirigentes e a preparação congressual e eleitoral é prioridade estratégica da liderança partidária.