PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DEFENDE MAIOR ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS E REFORÇA COMPROMISSO COM O FUTURO DAS NOVAS GERAÇÕES

Luanda, 2 de junho de 2026

O Presidente da República, João Lourenço, assinalou o Dia Internacional da Criança com uma mensagem centrada na valorização da infância e na necessidade de reforçar o compromisso coletivo com a proteção, educação e bem-estar das novas gerações, destacando o papel fundamental das crianças na construção do futuro de Angola e do mundo. A mensagem consolida-se como reafirmação de prioridades nacionais e compromisso institucional com o desenvolvimento integral das gerações futuras.

Na mensagem dirigida à Nação, o Chefe de Estado sublinhou que, idealmente, todos os dias do ano deveriam ser dedicados à criança, de forma a garantir que os seus interesses, necessidades e aspirações recebam atenção permanente dos poderes públicos, organizações sociais e famílias, principais responsáveis pela sua proteção e desenvolvimento.

Bem-estar infantil como condição para progresso

João Lourenço considerou que o bem-estar e felicidade das crianças representam uma condição indispensável para o progresso da humanidade, defendendo que apenas gerações que crescem num ambiente de afeto, proteção, acesso à saúde e educação de qualidade poderão contribuir, no futuro, para a preservação do planeta e melhoria das condições de vida das sociedades. Esta perspetiva consolida a infância como investimento estratégico no desenvolvimento nacional e global.

Políticas públicas orientadas para a infância

O Presidente da República destacou igualmente a importância das políticas públicas orientadas para a infância, reafirmando o compromisso do Estado angolano em continuar a investir na proteção integral das crianças e na criação de condições que lhes permitam crescer com dignidade, segurança e oportunidades. O Chefe de Estado reconheceu que o desafio consiste não apenas na definição de políticas adequadas, mas sobretudo na sua implementação efetiva, assegurando que os benefícios das ações governativas cheguem a todas as crianças, independentemente da sua condição social ou localização geográfica.

Infância como prioridade nacional permanente

João Lourenço reafirmou que a infância deve permanecer entre as maiores prioridades nacionais, defendendo a mobilização contínua de recursos e esforços para garantir o desenvolvimento harmonioso das crianças e a construção de uma sociedade mais inclusiva e próspera. A mensagem consolida-se como compromisso de longo prazo com a integração da criança nas agendas de desenvolvimento nacional.

Saudação especial às crianças

Ao concluir a sua mensagem, João Lourenço endereçou uma saudação especial a todos os meninos e meninas de Angola e do mundo, expressando votos de um futuro marcado pela paz, alegria, prosperidade e realização dos seus sonhos.

Saúdo o Dia Internacional da Criança e desejo a todos os meninos e meninas de Angola e do mundo um futuro de paz, alegria e prosperidade. Feliz Dia Internacional da Criança.“, declarou o Presidente da República, consolidando a mensagem como reafirmação de esperança e compromisso com as gerações futuras.