
Ndalatando (Cuanza Norte), 21.02.2026
O fortalecimento da vida interna do Partido através da realização do 9º Congresso Ordinário, o reforço da capacidade de mobilização política e da qualidade da acção governativa, preparando o Partido para as Eleições Gerais de 2027, constituem as prioridades da Agenda Política de 2026, anunciou este sábado, em Ndalatando, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa.
Documento orientador para o ciclo político 2026
A dirigente falava em representação do Presidente do MPLA, João Lourenço, no acto nacional de lançamento da Agenda Política do Partido para o presente ano, um documento orientador que traduz a visão, o compromisso e as prioridades para que o MPLA continue a liderar o processo de transformações políticas, económicas e sociais em curso no País.
Estiveram presentes no acto o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, os membros do Secretariado do Bureau Político, nomeadamente Nádia Monteiro, Pedro Neto, Mário Pinto de Andrade, Gonçalves Muandumba, Manuel Augusto, Idalina Valente, Esteves Hilário e João de Almeida Azevedo “Jú Martins”, assim como o Primeiro Secretário Provincial, João Diogo Gaspar.
Os 11 eixos estratégicos da Agenda Política
Ao apresentar as prioridades da acção política assentes em 11 eixos estratégicos, a Vice-Presidente do MPLA apontou:
- O reforço da unidade interna do Partido e a disciplina partidária
- A união e coesão entre os militantes, amigos e simpatizantes
- A realização bem-sucedida do 9º Congresso Ordinário do MPLA
- O reforço da defesa da imagem e do prestígio do Partido e do seu Líder
- A garantia do suporte ao Executivo para a implementação da sua acção governativa
Apoio à OMA e preparação para as Eleições de 2027
Mara Quiosa sublinhou que integram igualmente a Agenda Política o apoio à realização do 8º Congresso Ordinário da OMA, bem como a mobilização e o suporte necessários para que o Partido participe e vença as eleições gerais de 2027.
Formação político-ideológica e inclusão social
Para o presente ano, o MPLA propõe-se intensificar a formação político-ideológica dos militantes e quadros do Partido, tendo em vista o aumento do nível de conhecimentos, para que estes estejam à altura dos desafios actuais.
A Agenda prevê igualmente o reforço do apoio aos jovens e às mulheres angolanas, com medidas de sustentabilidade económica e social, promovendo a sua capacitação integral, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento comunitário.
Reorganização dos Antigos Combatentes
A dirigente acrescentou a reorganização e consolidação do movimento associativo de antigos combatentes e veteranos da Pátria, tornando-o mais forte e capaz de contribuir para o reforço da capacidade institucional deste importante segmento.
Tecnologia e redes sociais ao serviço do Partido
A dirigente informou que o Partido vai continuar a promover o uso das tecnologias de informação de modo a fomentar o desenvolvimento, a inovação sustentável e a consolidação de estratégias digitais inovadoras, destacando as redes sociais como poderosos instrumentos para a mobilização, formação de opinião e aproximação do Partido aos diferentes segmentos populacionais, sobretudo aos mais jovens.
70 anos do MPLA: celebração com orgulho e patriotismo
A Vice-Presidente do MPLA afirmou que em 2026 será assegurada, com patriotismo e coesão, a celebração dos 70 anos da fundação do Partido, para que se traduza num momento de orgulho da trajectória de lutas e vitórias, prestando homenagem e tributo aos heróis nacionais.
Angola no xadrez geopolítico mundial
Por fim, a dignitária fez saber que o MPLA vai continuar a acompanhar o curso das mudanças geopolíticas e geoestratégicas que têm vindo a ocorrer no mundo, com maior preponderância para o continente africano, pugnando pela promoção e consolidação da imagem positiva do MPLA e de Angola nos fóruns internacionais.
Presença alargada de dirigentes e população
Compareceram também no acto os membros dos Comités Provinciais do Cuanza Norte e de Malanje, autoridades tradicionais e religiosas, militantes da OMA e da JMPLA, deputados à Assembleia Nacional, membros do Comité Central residentes na província e população em geral.
Agenda Política como bússola para 2026
O lançamento da Agenda Política em Ndalatando confirma o compromisso do MPLA com uma acção política planificada, transparente e orientada para resultados, definindo com clareza os objectivos estratégicos para um ano que se apresenta como decisivo, marcado pela realização do 9º Congresso Ordinário, pela celebração dos 70 anos do Partido e pela preparação rigorosa para as Eleições Gerais de 2027.
A Agenda 2026 reafirma que o MPLA enfrenta os desafios do presente com a experiência histórica do passado e a visão estratégica do futuro, consolidando-se como a força política central do processo de desenvolvimento e transformação de Angola.
MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER








