
Luanda, 27.01.2026
A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, afirmou que a Índia desempenha um papel estratégico no desenvolvimento tecnológico de Angola.
Celebração do Dia da Independência da Índia
A dirigente teceu estas considerações durante a sua presença no jantar comemorativo do Dia da Independência da Índia, celebrado na noite de domingo, 26 de janeiro, na Embaixada daquele país, situada no município de Talatona.
Segundo Mara Quiosa, o investimento privado indiano em Angola tem registado um crescimento contínuo, o que reforça a necessidade de o país saber tirar maior proveito das potencialidades dessa potência mundial.
Representação do MPLA
A Vice-Presidente do MPLA fez-se acompanhar, nesta cerimónia, pelo Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, pela directora do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Ana Bela Dinis, e outros quadros do Partido.
Consolidação das relações bilaterais
As relações entre Angola e a Índia têm-se consolidado ao longo dos anos, assentes na cooperação nos domínios da energia, comércio, agricultura, indústria, tecnologia e formação de quadros, com destaque para a presença de empresas indianas nos sectores petrolífero, farmacêutico e das tecnologias de informação.
A Índia, que conquistou a sua independência do domínio colonial britânico a 26 de janeiro de 1950, possui uma história milenar marcada por antigas civilizações, diversidade cultural, espiritual e linguística, afirmando-se hoje como uma das maiores democracias do mundo e uma potência emergente nos domínios económico, científico e tecnológico.
Aproveitamento de oportunidades
“O investimento privado indiano em Angola tem crescido todos os dias. Naturalmente, Angola deve saber aproveitar as potencialidades desta potência mundial“, sublinhou Mara Quiosa.
A participação da liderança do MPLA na cerimónia reforça o compromisso de Angola em aprofundar as relações de cooperação com a Índia, consolidando parcerias estratégicas que beneficiem o desenvolvimento tecnológico, económico e social do país.







