
Luanda, 14.01.26
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu nesta quarta-feira, no gabinete presidencial, representantes da Conferência Episcopal das Igrejas Cristãs e Evangélicas do Congo (CENCO) para avaliar a situação de insegurança no Leste da República Democrática do Congo.
Mediação angolana na crise congolesa
A reunião foi conduzida por João Lourenço, que acumula as funções de Presidente da República de Angola e Presidente interino da União Africana. O encontro teve como foco central o clima de insegurança que persiste na região oriental da RDC, tema que tem dominado a agenda diplomática regional.
A iniciativa do Presidente angolano ocorre poucos dias após duas visitas consecutivas do Presidente congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, a Luanda na mesma semana, evidenciando a intensificação dos esforços diplomáticos para resolução da crise.
Contexto da mediação
A diligência reforça o papel de Angola como mediador regional no conflito que afeta o Leste da RDC, com João Lourenço buscando articular diferentes atores, incluindo lideranças religiosas representadas pela CENCO, no processo de busca por soluções para a instabilidade na região.

