
Huambo, 22 de novembro de 2025
O processo orgânico que envolveu as assembleias das secções de base, dos comités comunais e municipais a nível da província do Huambo, decorreram de forma exemplar com uma “camaradagem louvável, participação democrática e responsável”, declarou (21) o Primeiro-Secretário do Comité Provincial do MPLA do Huambo, Pereira Alfredo.
Distinção Nacional para o Huambo
O político que interveio no ato solene da 12ª Assembleia Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos da OMA, manifestou o seu agradecimento à Direção do MPLA pela distinção que confere à Província do Huambo para proceder a sessão de abertura das conferências provinciais a nível de todo o território nacional.
Fortalecimento das Estruturas de Base
A sessão marcada para o fortalecimento das estruturas de base e pela consolidação dos princípios que regem a OMA, contou com a presença do Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Partido à Província do Huambo, João de Almeida “Jú Martins”, membros do Secretariado do Bureau Político, do Secretariado Nacional da OMA e da JMPLA, dos Primeiros-secretários dos Comités Municipais do MPLA, entre outros.
Responsabilidade Nacional
“É uma responsabilidade que assumimos com essa missão de procedermos o ato inaugural das Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos a nível nacional”, afirmou Pereira Alfredo, para quem a presença da Vice-Presidente do MPLA neste ato é sinal inequívoco que a OMA é uma Organização forte e deve ser apoiada todos os dias.
Centralidade da Mulher
Esta evidência eleva o sentido de responsabilidade do MPLA em continuar a trabalhar para que a mulher continue no centro das atenções, ressaltou o dirigente.
Apelo à Unidade
A ocasião serviu para Pereira Alfredo apelar aos militantes do MPLA, da OMA e da JMPLA na província do Huambo, a continuarem cerrar fileiras e unir sinergias em torno da liderança do Presidente João Lourenço, face aos desafios do presente e futuro.
Representação Provincial
Participaram do evento delegadas provenientes dos 17 municípios e das 30 comunas, bem como de ombalas, aldeias, bairros e vilas que representam todas as franjas da província do Huambo.
Este evento marca o início oficial do processo nacional de renovação dos órgãos dirigentes da OMA, consolidando o papel da mulher angolana nas estruturas partidárias e sociais do país.



