Luanda, 28 de julho de 2025
A Vice-Presidente do MPLA reiterou, no último sábado (26), o apelo ao apoio mútuo, à coesão e à cooperação permanente entre os antigos movimentos de libertação da África Austral.
Intervenção na Cimeira da África do Sul
Mara Quiosa fez esta declaração durante a sua intervenção na cimeira dedicada à reflexão sobre o papel estratégico dos históricos movimentos de libertação da região, realizada na África do Sul, entre os dias 25 e 27 do corrente mês.
Lema da Cimeira e Consciência Coletiva
Na ocasião, a dignitária referiu que a presença do MPLA no evento, realizado sob o lema “Defender as Conquistas da Independência, Promover o Desenvolvimento Socioeconómico Integrado e Fortalecer a Solidariedade para uma África Melhor”, representa um apelo à consciência coletiva dos partidos que outrora protagonizaram as lutas de libertação nacional.
Continuidade da Luta
“Recorda-nos que a nossa luta não terminou com a bandeira nacional erguida nos mastros das capitais. Ela continua agora no combate contra a pobreza, as desigualdades e as forças externas que procuram subverter a soberania dos nossos Estados”, sublinhou Mara Quiosa.
Preservação das Conquistas
A Vice-Presidente do MPLA reforçou que os ex-movimentos de libertação da África Austral têm hoje o papel de preservar as conquistas alcançadas, diante das ameaças contemporâneas, garantindo que os frutos da luta pela liberdade beneficiem todos os cidadãos.
Responsabilidades Acrescidas
“Em tempos de grandes pressões socioeconómicas e de neocolonialismo, sob novas formas de exploração dos nossos recursos e da marginalização percebida de jovens e mulheres, recaem sobre nós responsabilidades acrescidas”, frisou.
Liderança das Transformações
Segundo Mara Quiosa, cabe aos antigos movimentos de libertação continuar a liderar com coragem as transformações sociais e económicas exigidas pelas realidades locais. “Somos chamados, todos os dias, a provar a nossa relevância perante sociedades cada vez mais informadas e exigentes”, concluiu.
Delegação do MPLA
O certame contou ainda com a participação do Secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, da Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, do Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, do diretor do Departamento de Informação e Propaganda, Nelo Victor, além de outros distintos quadros do MPLA.
Esta participação reforça o compromisso do MPLA com os valores pan-africanistas e a solidariedade regional, especialmente num ano de celebração dos 50 anos da Independência Nacional de Angola.