Luanda, 26 de maio de 2025
A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu nesta segunda-feira (26), na Sede do Partido, diversas individualidades religiosas para discutir as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, que serão assinaladas em 11 de novembro do corrente ano.
Encontro com Líderes Religiosos
Entre os presentes, destacaram-se o Bispo da Igreja Tocoísta, Dom Afonso Nunes, o Presidente da Assembleia Ministerial Cristã, Elias Pedro, e o responsável da Igreja Evangélica Unida, Rogério Juvete António. A conversa entre a Vice-Presidente do MPLA e as entidades religiosas também abordou o contributo das igrejas na moralização da sociedade, na preservação da paz e na promoção de valores sociais em Angola.
Igreja Tocoísta Reafirma Apoio ao MPLA
No final da audiência, Dom Afonso Nunes, líder da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Os Tocoístas”, assegurou que a sua congregação continuará a apoiar o MPLA, o partido que governa, para que a estabilidade e a coesão da nação permaneçam intactas. O Bispo frisou que a Igreja Tocoísta e o MPLA “caminharam sempre juntos, desde as matas e nos rios, pela luta da Independência Nacional, que já dura 50 anos, e pela Paz efectiva em Angola”.
“Aproveitamos a ocasião para orar e interceder a favor do êxito nas tarefas que Mara Quiosa assume e para uma relação harmoniosa entre o Partido e as igrejas”, apontou o líder religioso.
Assembleia Ministerial Cristã Apresenta Projetos
Por sua vez, o presidente da Assembleia Ministerial Cristã (AMC), Apóstolo Elias Pedro, referiu que se reuniu com a Vice-Presidente do MPLA para apresentar os projetos da igreja, que visam resgatar os valores morais e cívicos nas comunidades onde estão representados. Destacou a importância da boa convivência entre o MPLA e as igrejas, explicando que “as instituições religiosas devem continuar a promover um ambiente saudável e educativo a nível das comunidades, no sentido de transmitir um conjunto de regras e orientações para melhor responsabilidade do indivíduo”.
Igreja Evangélica Unida Destaca Ações Sociais
No mesmo diapasão, o responsável da paróquia de Cristo Redentor da Igreja Evangélica Unida, Reverendo Rogério Juvete António, também se dirigiu à Sede Nacional do Partido para partilhar com a Vice-Presidente do MPLA assuntos inerentes às atividades da igreja, com realce para as doutrinas sociais. No encontro, o líder religioso pontualizou sobre as infraestruturas construídas pela sua congregação, como escolas, centros médicos e outras, que facilitam a vida das populações naquelas comunidades e arredores.
Este encontro reforça a importância do diálogo entre o MPLA e as instituições religiosas, especialmente no contexto das comemorações do cinquentenário da independência de Angola, marco histórico que será celebrado em novembro deste ano.