Namibe, 22 de maio de 2025
Sob a presidência da Secretária de Estado para Administração do Território, Teresa Quivienguele, realizou-se nesta quinta-feira (22) no Anfiteatro do Governo Provincial do Namibe, o lançamento oficial da Semana do Desenvolvimento Local da Região Sul do país.
Presença de Autoridades Regionais
O evento contou com a participação dos Vice-governadores e Administradores Municipais das províncias do Bié, Huambo, Cunene e Cuando Cubango. A nível local, marcaram presença representantes dos Partidos Políticos com assento Parlamentar, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, Membros do Governo Provincial, representantes dos Órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna, Autoridades Religiosas e do Poder Tradicional.
Preparação para o Evento Nacional
Em seu discurso, a Secretária de Estado Teresa Quivienguele destacou que o evento representa um esforço coletivo que necessitará do envolvimento de todos os setores da sociedade. Este workshop regional é determinante para a preparação do evento de âmbito nacional, que decorrerá de 4 a 10 de agosto de 2025, na província de Benguela, e contará com representantes das 21 províncias e dos 326 municípios do país.
Compromisso com a Descentralização
Na qualidade de anfitriã, a Vice-governadora para o Setor Político, Social e Econômico do Namibe, Helena Chimena, deu as boas-vindas aos participantes, sublinhando que a Semana do Desenvolvimento Local não representa apenas um conjunto de atividades técnicas, científicas e institucionais, mas sobretudo “a elevação da expressão do compromisso coletivo com a descentralização administrativa, o reforço da governação local, a participação cidadã e o desenvolvimento sustentável das comunidades”.
Quatro Eventos Principais
A Semana do Desenvolvimento Local incluirá a realização de quatro eventos principais:
- Jornadas Técnico-Científicas do Desenvolvimento Local
- 5ª Edição da Feira de Municípios e Cidades de Angola
- 11ª Edição do Fórum de Cidades e Municípios de Angola
- 2ª Gala de Premiação do Prêmio Melhor Município de Angola
Estes eventos representam uma oportunidade única para os municípios apresentarem suas melhores iniciativas nos vários domínios, criando um espaço essencial de concorrência positiva.
Balanço da Nova Divisão Político-administrativa
Após o lançamento, realizou-se no mesmo local uma reunião de balanço do processo de implementação da nova Divisão Político-administrativa a nível regional, onde cada Vice-governador apresentou o ponto de situação da província que representa.
A iniciativa reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento local e a descentralização administrativa, pilares fundamentais para o crescimento sustentável das comunidades em todo o território angolano.