Luanda, 25 de abril de 2025
Uma delegação da Direção Central do MPLA, liderada pelo Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Mário António, prestou hoje uma sentida homenagem ao Papa Francisco, falecido vítima de doença.
Visita à Nunciatura Apostólica
A comitiva, que se deslocou à Nunciatura Apostólica em Angola, incluiu membros do Secretariado do Bureau Político, nomeadamente, Ângela Bragança, Idalina Valente, Pedro Teta, Manuel Augusto, Joana Tomás e Justino Capapinha. Os dirigentes expressaram as suas condolências pela morte do Sumo Pontífice, ocorrida a 21 de Abril, aos 88 anos.
Encontro com o Núncio Apostólico
Na sede da missão diplomática do Vaticano em Angola, a delegação foi recebida pelo Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Kryspin Dubiel. Durante um encontro de cortesia, o representante da Santa Sé manifestou gratidão pelo gesto e reiterou o compromisso de aprofundar as relações entre o MPLA e a Santa Sé.
Homenagem ao “Construtor de Pontes”
Em nome da Direção do Partido, Ângela Bragança, Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, destacou o Papa Francisco como um “construtor de pontes”, um homem que promoveu o diálogo inter-religioso e que não hesitou em levar a Palavra de Deus, especialmente a mensagem de amor ao próximo.
Relações “Excelentes” entre o Vaticano e o MPLA
Ângela Bragança caracterizou as relações entre o Vaticano e o MPLA como “excelentes”, baseadas no respeito mútuo e na colaboração, e fortalecidas pelos diversos acordos entre a Igreja Católica Apostólica Romana e o Governo angolano.
Exéquias em Roma
As exéquias do líder espiritual da Igreja Católica realizar-se-ão amanhã, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, com a presença do Presidente da República, João Lourenço, juntamente com diversas personalidades e fiéis de todo o mundo, para prestar a última homenagem ao Sumo Pontífice.
Perfil do Papa Francisco
Nascido em Buenos Aires, Argentina, a 17 de Dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio foi o 266.º Papa da Igreja Católica. Foi nomeado Arcebispo de Buenos Aires em 1998 e Cardeal do título de São Roberto Belarmino em 2001. A 13 de Março de 2013, tornou-se o primeiro Papa latino-americano, adotando o nome de Francisco.
Durante seu pontificado de 12 anos, o Papa Francisco ficou conhecido por suas posições em favor dos pobres, pelo diálogo inter-religioso e por suas iniciativas de reforma na Igreja Católica, deixando um legado significativo que transcendeu as fronteiras religiosas.