MPLA REALIZA CONFERÊNCIAS NO HUAMBO EM RESPOSTA À NOVA DIVISÃO POLITICA ADMINISTRATIVA


Data: 23 de Fevereiro a 01 de Março de 2025
Local: Municípios do Alto Hama, Bimbe, Cuima, Chilata, Galanga, Sambo, Caála, Chicala Cholohanga, Longonjo, Bailundo e Londuimbali

O Comité Provincial do MPLA no Huambo iniciou, no dia 23 de fevereiro, um ciclo de 11 conferências constitutivas municipais, coordenadas pelo Primeiro Secretário Provincial, Pereira Alfredo. Essas conferências estão integradas no âmbito da Nova Divisão Político-Administrativa do país.

Contexto e Motivações

  • Nova Divisão Político-Administrativa:
    • A reorganização territorial exigiu mudanças nos municípios, como a criação de novos territórios e a redistribuição de membros dos comités municipais.
  • Municípios Abrangidos:
    • Alto Hama, Bimbe, Cuima, Chilata, Galanga, Sambo, Caála, Chicala Cholohanga, Longonjo, Bailundo e Londuimbali.
  • Objetivo das Conferências:
    • Realizar ajustes administrativos e políticos em conformidade com as novas divisões territoriais.

Diretrizes e Competências Estatutárias

  • Diretiva Executiva do Partido:
    • As conferências seguem uma diretiva do SBP (Secretariado do Bureau Político), com foco na preparação das estruturas intermédias.
  • Papel das Conferências (Artigo 57.º dos Estatutos do MPLA):
    • Elas são o órgão máximo deliberativo no respectivo escalão.
    • São responsáveis por eleger o primeiro secretário do Comité, aprovar programas de trabalho, eleger o Comité, e decidir sobre apelações e questões submetidas.

Lema e Metas

  • Lema das Conferências:
    • “MPLA – Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”

Essas conferências destacam o esforço contínuo do MPLA em adaptar suas estruturas e estratégias às novas realidades administrativas, assegurando um alinhamento com os objetivos políticos e sociais do partido.