Luanda – 04.01.25 – A 4 de Janeiro celebramos com sentido reflexivo o “Dia dos Heróis da Baixa de Kassanje”, data que marca um dos mais brutais e sanguinários actos repressivos perpetrados pelo regime colonial português contra os camponeses angolanos.
Neste dia no longínquo ano de 1961, os camponeses da Baixa de Kassanje, exaustos pelas condições desumanas e pelo trabalho forçado exigido para a produção de algodão, decidiram recusar-se a trabalhar e a pagar impostos.
Este acto de resistência representou um desafio directo às autoridades coloniais, que impunham uma exploração económica extrema e desrespeitavam profundamente a organização social das comunidades locais.
A revolta de 4 de Janeiro na Baixa de Kassanje, inspirada no nobre anseio de liberdade do nosso povo tornou-se um catalisador para as subsequentes acções de libertação nacional, incluindo o marco histórico de 4 de Fevereiro que simboliza o início da luta armada e a determinação do povo angolano em pôr fim ao domínio colonial.
Hoje, 64 anos depois, o Bureau Político do Comité Central do MPLA presta homenagem aos Heróis da Baixa de Kassanje e a todos os que sacrificaram as suas vidas pela independência de Angola.
Este é um momento para reflectir sobre a bravura e os sacrifícios das gerações passadas, mantendo vivo o espírito de liberdade e transmitindo às gerações mais jovens o valor da Independência e da Paz duramente conquistada com sangue e sofrimento dos melhores filhos da Pátria.
Que o dia dedicado aos Heróis da Baixa de Kassanje nos inspire a celebrar com orgulho os 50 anos da Independência da República de Angola e os 69 anos da Fundação do glorioso MPLA.
Esses marcos históricos representam momentos cruciais da nossa trajectória e oferecem uma oportunidade singular para reafirmarmos o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a promoção da unidade nacional e a construção de uma Angola mais justa, inclusiva e próspera para todos os seus filhos.
O Bureau Político do Comité Central exorta nesta ocasião o povo angolano a honrar este legado, engajando-se no esforço colectivo para a construção de um país bom para se viver.
Sob a liderança do Camarada Presidente João Lourenço, reafirmamos o nosso compromisso em corrigir os erros do passado, consolidar os sucessos alcançados e, acima de tudo, manter o foco no objectivo de “Servir o povo e fazer Angola crescer.”
MPLA-SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER
PAZ TRABALHO LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA E CERTA