No dia 4 de dezembro de 2024, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez uma visita histórica a Benguela, Angola. Acompanhado pelo presidente angolano João Lourenço, Biden participou de eventos cruciais, incluindo uma visita ao Porto do Lobito e a maior empresa agroindustrial de Angola, ressaltando o compromisso dos EUA com o desenvolvimento económico e a segurança alimentar na região.
Biden anunciou um financiamento de 1 milhão de dólares para segurança alimentar em Angola e destacou a importância do Corredor do Lobito, que conecta Angola à Zâmbia, RDC e potencialmente à Tanzânia. Este corredor é visto como um impulsionador do desenvolvimento econômico, facilitando o transporte de recursos como cobre e cobalto e promovendo a inclusão de pequenas e médias empresas na cadeia de valor.
Os líderes africanos presentes, incluindo o presidente da RDC, Félix Tshisekedi, e o presidente da Zâmbia, sublinharam a importância da paz e estabilidade para o sucesso do projeto, enquanto Biden enfatizou a necessidade de infraestrutura adequada para a prosperidade futura da África.