Data: 08.11.24
Local: Rua Dona Amália, Distrito Urbano do Rangel, Luanda
A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, presidiu um ato político-patriótico em comemoração ao “08 de Novembro de 1974”, marcando a chegada da primeira delegação oficial do MPLA a Luanda, um evento crucial na história de Angola. Representando o Presidente do MPLA, João Lourenço, Luísa Damião foi recebida por Paulo Pombolo, Secretário-Geral, e outros membros do Secretariado do Bureau Político do Comité Central.
Significado Histórico
Durante o “Encontro Geracional sobre os Acontecimentos do Dia 08 de Novembro”, Luísa Damião destacou que este marco histórico simboliza a coragem e a luta dos angolanos pela liberdade, igualdade e independência. Ela lembrou a bravura do “saudoso camarada Lúcio Lara”, que liderou a delegação, sinalizando esperança para a independência que se concretizaria em 11 de novembro de 1975.
Compromisso do MPLA
A Vice-Presidente reafirmou o compromisso contínuo do MPLA em promover a unidade, o bem-estar e o desenvolvimento de Angola, mesmo 50 anos após a chegada da delegação a Luanda.
Celebrações e Participações
O evento comemorativo incluiu apresentações músico-culturais com performances de Santocas, Santos Júnior, Pedro Cabenha, e o Grupo Carnavalesco “União Twafundumuka” do Rangel, celebrando a cultura e tradições nacionais. Após a chegada em 1974, a delegação inaugurou a primeira sede suburbana do MPLA no bairro Rangel, cedida por Dona Amália.
A celebração contou com a presença dos membros do Conselho de Honra, do Comité Central, da Comissão Executiva do Comité Provincial, e a população em geral, marcando um momento de reflexão e renovação dos valores e sonhos de Angola.