IX CONFERÊNCIA PROVINCIAL EXTRAORDINÁRIA COMUNICADO FINAL – CABINDA

Sob o lema: “MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER” decorreu, no Centro de Conferências do Simulambuco, na cidade de Cabinda, a IX Conferência Provincial Extraordinária do MPLA, no dia 30 de Outubro de 2024, sob a presidência da Camarada Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, Membro do Bureau Político a Primeira Secretária Provincial Cessante, com o objectivo de eleger a Primeira Secretária Provincial do MPLA em Cabinda.

A Conferência contou com a presença de 484 delegados dos 680 previstos que participaram da XII Conferência Provincial Ordinária realizada em 2021, sendo 250 homens e 236 mulheres, representando uma participação na ordem de 71,5%>

O evento foi honrado com a presença do Camarada Pedro Neto, Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e coordenador do Grupo de Acompanhamento do SBP para a Província de Cabinda

De igual modo, a IX Conferência Provincial Extraordinária foi brindada com a presença de ilustres convidados dos Órgãos de Defesa e Segurança, Membros do Corpo Diplomático acreditados no Ghana e Togo, assim como, no Congo Brazzaville, Entidades Religiosos, Autoridades Tradicionais e representantes dos Partidos Políticos com Assento Parlamentar que participaram das cerimónias de abertura e de encerramento.

No início dos trabalhos, os delegados ao magno evento entoaram o Hino da República de Angola seguido de um minuto de silêncio em memória de todos quanto tombaram em defesa da liberdade, da Independência, da paz e da unidade nacional, em especial o saudoso presidente D5. Antonio Agostinho Neto.
Na sessão de abertura, a Camarada Primeira Secretária Cessante, no seu discurso começou por manifestar profundo agradecimento aos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, da OMA e da JMPLA dos quatro Municípios da Província, pelo carinho, disponibilidade e por todo apoio que lhe foi brindado durante o período em que esteve a frente dos destinos do Partido e do Governo da Província de Cabinda.

Por este facto, deixou evidente que combateu um bom combate, terminou a corrida e guardou a fé, pelo que, levará Cabinda no seu coração para sempre. De igual modo solicitou a todos os militantes do MPLA, da OMA e da JMPLA da Província que apoiassem a Camarada Suzana Abreu, tendo se mostrado disponível em prestar todo o apoio aos militantes e a população de Cabinda.

Na sequência dos trabalhos, os delegados à IX Conferência Provincial Extraordinária, elegeram a Camarada Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, Membro do Comité Central do Partido ao cargo de Primeira Secretária Provincial do MPLA em Cabinda com 482 votos a favor dos 486 válidos, correspondendo a 99,2%.

As sessões de abertura e de encerramento foram brindadas com as saudações da OMA e da JMPLA, respectivamente.

Np final dos trabalhos, os delegados aprovaram uma Moção de Agradecimento pelo nível de Organização e sucesso registado no âmbito desta IX Conferência Provincial Extraordinária e atribuíram uma Menção Honrosa à Camarada Mara Quiosa Primeira Secretária Cessante, pelo empenho e dedicação no sentido de tornar o Partido mais coeso, cultivar o verdadeiro espírito de camaradagem e amor ao próximo ante o contexto político e social difícil que Angola vive, de modo particular a Província de Cabinda, como resultado advindo das várias crises que assolam o mundo.

A Camarada Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, Primeira Secretária Provincial do MPLA eleita, proferiu palavras de circunstância no evento que visaram agradecer à sua antecessora pelo dinamismo, abnegação e dedicação ao trabalho que mantiveram acesa a chama do nosso glorioso MPLA e aos militantes participantes ao evento em, representação de toda massa militante de Miconje ao Yema e de Massabi ao Zé Zé do Lucula pelo entusiasmo demonstrado e sentido de confiança na sua pessoa, tendo apelado à unidade de todos os Militantes do MPLA para os desafios do presente e do futuro, devendo assumir o protagonismo militante que alavanque cada vez mais o Partido nesta parcela do território nacional.

Os participantes a IX Conferência Provincial Extraordinária felicitaram os Conselhos de Administração e os colectivos de trabalhadores da Rádio Nacional de Angola, TPA e ANGOP pela celebração dos seus aniversários, ocorridos nos dias 05,18 e 30 de Outubro, respectivamente.

Os participantes à IX Conferência Provincial Extraordinária solidarizaram-se com os princípios do Outubro Rosa, mês intitulado pelas Nações Unidas que marca acções relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer da mamã e do colo do útero.
De igual modo, os conferencistas felicitaram o Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA e da República de Angola pela Mensagem sobre o Estado da Nação, proferida na AN, no dia 15 de Outubro de 2024, permitindo aos cidadãos nacionais e não só, terem a percepção da nossa realidade e projectar com segurança o caminho do desenvolvimento rumo ao futuro.

A sessão de encerramento foi presidido pelo Camarada Pedro de Morais Neto, Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Coordenador do Grupo de Acompanhamento do SBP para a Província de Cabinda que, no seu Discurso, destacou o diálogo no seio do Partido e com as populações, como meio para consolidar a unidade do Partido e tornar acesa a confiança do povo de Cabinda no MPLA.

Cabinda, 30 de Outubro de 2024

MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA
CRESCER!

A IX CONFERÊNCIA PROVINCIAL EXTRAORDINÁRIA