Luanda – 25.10.24 – Sob a orientação do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, realizou-se hoje, dia 25 de Outubro de 2024, no Anfiteatro da Sede Nacional do Partido, a 2.ª Reunião do Conselho de Honra do MPLA, Estrutura de Consulta do Presidente do MPLA, nos termos do Artigo 105.º dos Estatutos do Partido.
A reunião contou com a presença da maioria dos seus membros e dos do Secretariado do Bureau Político.
No discurso de abertura, o Camarada Presidente ao referir-se sobre as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional sublinhou que “o Partido precisa de reflectir sobre o seu passado de luta e de vitórias, mas sobretudo sobre o rumo do futuro”.
Em reconhecimento ao papel desempenhado pelos percursores da gesta heroica da libertação e conquista da Independência Nacional, o Camarada Presidente, destacou que “o País pelo qual lutaram e morreram nas cidades e nas matas, na clandestinidade, nas cadeias da Pide, nos maquis da primeira região, do Maiombe e Cabinda ou nas Chanas do Leste, tornou-se livre e independente graças ao vosso sacrifício e entrega total”.
Sobre os propósitos e fins da realização do VIII Congresso Extraordinário, o Camarada Presidente, para além da importância que o MPLA representa na sociedade angolana, destacou que “as decisões dos nossos conclaves são públicas, são do conhecimento dos cidadãos angolanos, nossa razão de ser e existir e a quem servimos, assim como tratando-se de Congresso estatutário, temos o dever de prestar informação posterior às competentes instituições do Estado”.
No decurso da reunião, os membros do Conselho de Honra tomaram conhecimento do Estado de Preparação e Realização do VIII Congresso Extraordinário, o Programa das Comemorações dos 50 anos da Proclamação da Independência Nacional e sobre a Segurança Alimentar e Produção Nacional.
Os membros do Conselho de Honra congratularam-se e apreciaram as informações recebidas, tendo manifestado os seus pontos de vista, para o enriquecimento dos documentos reitores do VIII Congresso Extraordinário do MPLA, que terá lugar em Dezembro do corrente ano.
Os membros do Conselho de Honra apelaram à participação activa e patriótica do povo angolano nas celebrações do 11 de Novembro – Dia da proclamação da Independência Nacional, feito histórico que contou com a contribuição e abnegado sacrifício de destemidos filhos da pátria angolana, o que deve servir de inspiração para as actuais e futuras gerações, sobretudo na preservação dos valores, da unidade e integridade nacional.
Os membros do Conselho de Honra reconhecem e saúdam os esforços do Executivo no estímulo à produção nacional e apelam ao maior apoio à agricultura familiar, como contributo à oportunidade de emprego, à redução dos preços dos principais produtos da cesta básica, da fome e da pobreza.
Os membros do Conselho de Honra expressaram o seu firme compromisso em continuar a trabalhar em prol do fortalecimento do Partido e do progresso e desenvolvimento de Angola.
Os membros do Conselho de Honra encorajam o Presidente do MPLA e da República de Angola a continuar a trabalhar em prol do bem-estar do Povo angolano, do desenvolvimento sustentável do País e da resolução dos conflitos no continente africano e no mundo.
A reunião do Conselho de Honra decorreu num ambiente de franca e fraternal camaradagem, como expressão da consolidação e reforço da unidade e coesão do Partido.
MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA
LUANDA, 25 DE OUTUBRO DE 2024.