DESTACADO O CONTRIBUTO DA MULHER RURAL NO COMBATE À FOME E A POBREZA

Celebração do Dia da Mulher Rural Destaca Contribuição para a Economia Nacional

Data: 17.10.24
Local: Comuna da Funda, Cacuaco, Luanda

A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, destacou nesta quinta-feira o papel crucial da mulher rural no combate à fome e à pobreza, além de sua contribuição para a diversificação da economia nacional. As declarações foram feitas durante o ato provincial de celebração do “15 de Outubro”, Dia da Mulher Rural, no âmbito da implementação do Projeto Kudima.

Importância do Dia da Mulher Rural

Joana Tomás ressaltou que o “15 de Outubro” foi criado para promover a conscientização sobre a importância das mulheres rurais na autossuficiência alimentar das comunidades.

Projeto Kudima

O projeto responde ao apelo do Presidente João Lourenço para diversificar a economia e reduzir a importação de produtos. Joana Tomás elogiou a visão estratégica do Presidente na promoção da agricultura familiar, visando a segurança alimentar e nutricional.

Apoio às Cooperativas Agrícolas

Durante a visita à região da Funda, as cooperativas agrícolas e lavras lideradas por mulheres foram reforçadas com equipamentos e insumos, incluindo motobombas, fertilizantes, sementes e ferramentas agrícolas. Isabel Luís e Ana Jacinto, representantes locais, mencionaram desafios como a falta de títulos de terra e dificuldades de transporte.

Participantes do Evento

O evento contou com a presença de membros do Secretariado Executivo Nacional da OMA, Comissão Executiva do Comité Provincial, a Secretária provincial da OMA, Luzia Policarpo, o primeiro secretário municipal, António Kady, o administrador municipal de Cacuaco, Auxílio Jacob, e representantes do MPLA, OMA e JMPLA.