Luanda – 01.10.24 – Foi com profunda dor, tristeza e consternação, que o Bureau Político do Comité Central do MPLA, tomou conhecimento da morte prematura, no dia 1 de Outubro de 2024, em acidente de viação aos 61 anos de idade, do cidadão e patriota angolano Ismael Mateus Sebastião .
Jornalista e escritor, Ismael Mateus, nasceu em Luanda a 6 de Julho de 1963.
Foi membro fundador do Sindicato de Jornalistas (UJA), no qual foi o primeiro Secretário-Geral, tendo exercido também o cargo de Presidente da União dos Escritores Angolanos, organização na qual foi um destacado membro.
Durante a sua vida, Ismael Mateus, exerceu o jornalismo com profissionalismo e isenção, tendo desde 1985, publicado textos de opinião e enquanto comentarista e analista, participado em debates e cobertura de grandes eventos inerentes a vida do País.
Enquanto escritor, iniciou com a publicação de um livro contendo a colectânea de textos de crônicas e entrevistas radiofônicas por si elaborados e dedicando-se igualmente a escrita de romances de grande circulação.
Por ocasião da sua morte, Ismael Mateus Sebastião, era Membro do Conselho da República e uma figura marcante e incontornável da Sociedade Civil, onde emprestava o seu conhecimento, experiência e saber sempre com abordagens que perspectivavam soluções dos muitos anseios do nosso povo, sempre apontando os melhores caminhos para o crescimento e desenvolvimento nacional.
O Bureau Politico do Comité Central do MPLA, reconhece que a classe jornalística nacional, fica mais empobrecida com a sua partida e verga-se nesta ocasião perante a memória deste grande filho da pátria.
Aproveita igualmente para expressar em nome dos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, a família enlutada e aos jornalistas em geral, os profundos sentimentos de pesar e apela a que a nova geração de jornalistas e fazedores de opinião, possam colher a experiência positiva transmitida ao longo dos anos por este insigne filho de Angola.
Paz à sua Alma e que descanse em Paz no Resplendor da Luz Perpétua
MPLA-Servir o Povo e Fazer Angola Crescer
Paz Trabalho e Liberdade
A Luta Continua
A Vitória é Certa