Luanda – 25.09.24
Justino Capapinha Apresenta Candidatura à Liderança da JMPLA
O membro do Comité Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, apresentou nesta quarta-feira (25), em Luanda, a sua candidatura à liderança da maior Organização Juvenil de Angola, cujo Congresso está agendado para os dias 20 a 22 de novembro.
A candidatura foi recepcionada por Crispiniano dos Santos, Coordenador da Comissão Nacional Preparatória do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA. Crispiniano dos Santos destacou que o processo de candidaturas ao cargo de Primeiro Secretário Nacional da JMPLA decorre normalmente, com os candidatos a submeterem os seus processos de forma voluntária. O período de apresentação de candidaturas permanece aberto até o dia 26 deste mês.
Justino Capapinha: Perfil e Propostas
Justino Capapinha, o segundo candidato a formalizar a sua intenção de liderar a JMPLA, explicou que submeteu a sua candidatura após uma profunda introspecção sobre o seu percurso na estrutura e seguindo rigorosamente os procedimentos exigidos. Jurista e membro ativo de 29 anos, Capapinha revelou que entre os desafios da sua candidatura estão a defesa de causas que mobilizem a juventude para o desenvolvimento e a retenção de talentos na JMPLA, visando alcançar os objetivos da Organização.
Plano de Ação
Capapinha destacou a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento integral da juventude, além da necessidade de formação técnica e profissional. Ele também apontou a empregabilidade como um desafio significativo para o país, sugerindo o empreendedorismo como uma via essencial para que a juventude obtenha outras fontes de rendimento e gere emprego para outros jovens.
Outra prioridade mencionada por Capapinha é o projeto de resgate dos valores morais e cívicos, trabalhando com vários segmentos da sociedade, especialmente a juventude religiosa, que tem desempenhado um papel importante na pacificação dos espíritos.
Outras Candidaturas
A Comissão Nacional Preparatória do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA recebeu também, nesta data, a candidatura de Adilson Ache, de 28 anos, proveniente da província do Namibe. Vale ressaltar que Mário Aragão foi o primeiro a apresentar a sua candidatura ao cargo de Primeiro Secretário Nacional da JMPLA. Além disso, está prevista a apresentação de mais duas candidaturas no último dia do prazo, nomeadamente de Mateus Fumani e Manzangani Bunga.