DISCURSO DE JOÃO LOURENÇO NA CIMEIRA DO FUTURO AGUARDADO COM BASTANTE EXPECTATIVA

Luanda – 23.09.24

Expectativa pela Intervenção de João Lourenço na 79.ª Assembleia Geral da ONU

A intervenção do Presidente João Lourenço na 79.ª Assembleia Geral da ONU, que acontece hoje (23/09) em Nova Iorque, gera grande expectativa, especialmente diante da necessidade de acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

O evento, apelidado de “Cimeira do Futuro”, tem como objetivo alcançar um novo consenso internacional para enfrentar desafios globais críticos e corrigir falhas na governança mundial. Mais de 130 líderes mundiais devem participar do debate de alto nível.

Reforma de Instituições Globais em Discussão

A cimeira, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, também abordará a reforma de instituições internacionais, com destaque para o Conselho de Segurança da ONU, que há décadas demanda reestruturação.

No ano passado, durante a 78.ª Assembleia Geral da ONU, o Presidente João Lourenço destacou a urgência da reforma do Conselho de Segurança, afirmando que o órgão precisa refletir a realidade atual, bastante diferente daquela do período pós-Segunda Guerra Mundial.

Apoio ao Consenso de Ezulwini

Na ocasião, o Chefe de Estado angolano reafirmou a importância do Consenso de Ezulwini e da Declaração de Sirte, documentos que defendem a atribuição de assentos permanentes ao continente africano no Conselho de Segurança, com todos os privilégios inerentes à função.