Luanda- 03.09.24- “Foi com profunda comoção e sentimento de pesar que tomei conhecimento do passamento físico do Jornalista MANUEL ESPERANÇA SIMBA DAMBI, ocorrido hoje dia 02 de Setembro de 2024, em Luanda, vítima de doença.
A notícia deste trágico acontecimento, causou em nossos corações enorme sentimento de perda, tomados pela triste realidade da partida prematura de um intrépido jornalista.
Neste momento difícil, as palavras revelam-se insuficientes para consolar e confortar a perda irreparável de um ente-querido, sobretudo quando se trata de um irmão, pai e esposo extremoso com invulgares qualidades humanas.
A morte marca a passagem da vida para uma nova dimensão, difícil de aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infindáveis recordações do seu papel no seio da família, dos amigos, dos colegas que consigo partilharam uma vida inteira ao serviço do jornalismo angolano.
Recordaremos o Jornalista “MANUEL ESPERANÇA”, como um profissional dedicado e de um refinado faro jornalístico, que até a data da sua morte, exerceu o cargo de Director Adjunto de Informação da Rádio Nacional de Angola e sempre desempenhou a profissão pautada na ética e deontologia profissional.
O Jornalista “MANUEL ESPERANÇA”, foi um profissional destacado que sempre cumpriu com elevada responsabilidade e sentido de dever as distintas missões que lhe foram confiadas, com destaque para as de Locutor, Redactor, Editor e Repórter, com passagem por Rádios privadas, nomeadamente, Voz da América e da RDP África.
“MANUEL ESPERANÇA”, como era carinhosamente chamado pela classe jornalística e não só, marcou com as suas impressões digitais a história do jornalismo radiofónico angolano, com uma carreira notável e inspiradora e deixa um valioso legado que servirá de inspiração as novas gerações de jornalistas.
Neste momento de tristeza e consternação inclino-me perante a memória do malogrado jornalista MANUEL ESPERANÇA e apresento a família enlutada, ao Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola e ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social os meus sentimentos de pesar.
Tenho fé que Deus concederá a força necessária a família para enfrentar esta irreparável perda.
PAZ À SUA ALMA.
GABINETE DA VICE-PRESIDENTE DO MPLA, em Luanda aos 02 de Setembro de 2024.
A VICE-PRESIDENTE DO MPLA
LUÍSA PEDRO FRANCISCO DAMIÃO”