Bengo – 31.07.24
Em comemoração ao Dia da Mulher Africana, celebrado em 31 de julho, o Governo da Província do Bengo realizou nesta quarta-feira uma Gala da Mulher Africana na sede do governo provincial, sob o lema: “Não deixar ninguém para trás”. O evento marcou o encerramento da Jornada Mulher Africana.
Participantes e Objetivos
A gala contou com a presença de diversas entidades, mulheres de vários setores sociais e representantes da sociedade civil da província do Bengo. Estas mulheres têm contribuído significativamente para a preservação e transmissão de valores cívicos e morais, fortalecimento da coesão e unidade das famílias, e desenvolvimento socioeconômico da província e do país.
Projetos em Prol da Mulher
Marcelina Matari, Diretora do Gabinete Provincial da Ação Social, Família e Igualdade de Gênero (GASFIG), destacou os projetos desenvolvidos pelo gabinete em prol das mulheres, com especial atenção à mulher rural, visando melhorar suas condições de vida. Ela mencionou que o GASFIG controla 56 cidadãs de diversas nacionalidades africanas, incluindo Guiné Conacri, Senegal, Burkina Faso e Eritreia.
Discurso da Governadora
A Governadora da Província do Bengo, Maria Antónia Nelumba, em seu discurso de encerramento, enfatizou o orgulho de Angola em ter um elevado número de mulheres ocupando cargos elevados na hierarquia dos três poderes, fruto do seu distinto engajamento na construção de um novo país.
“É nossa obrigação conjugar esforços para, sem discriminação de qualquer tipo, não deixarmos nenhuma mulher para trás nesta ingente tarefa de desenvolvimento socioeconômico do país, em particular, e do continente africano em geral”, destacou a Governadora Maria Nelumba.
Apoio às Mulheres Empreendedoras
Durante o evento, Maria Antónia Nelumba ofereceu kits às cooperativas de mulheres dos seis municípios, às mulheres empreendedoras do Bengo e às representantes das igrejas sediadas na província.
Celebração e Presenças
A tarde foi marcada por muita alegria, dança e culminou com o corte de um bolo em celebração a todas as mulheres africanas do Bengo que contribuem diariamente para o desenvolvimento da região. O evento contou com a presença do Vice-governador para o Setor Político, Social e Econômico, José Francisco Bartolomeu Pedro, do Vice-governador para a Área Técnica e Infraestruturas, Édson Cruz, além de administradores municipais, diretores e delegados provinciais.
Histórico do Dia da Mulher Africana
O Dia da Mulher Africana é celebrado em 31 de julho, data que remonta à sua institucionalização em 1962, durante a Conferência das Mulheres Africanas realizada em Dar-Es-Salaam, Tanzânia.