MPLA RECORDA FIGURA DO LÍDER DO PARTIDO COMUNISTA DO VIETNAME

Luanda – 25.07.24

Na manhã desta quinta-feira, 25 de julho, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, esteve na Embaixada do Vietname para assinar o livro de condolências pelo falecimento do Secretário-Geral do Partido Comunista e do Estado do Vietname, Nguyen Phu Trong.

Mensagem de Condolências

Comovida pelo infausto acontecimento ocorrido no dia 19 deste mês, Luísa Damião transmitiu, em nome da Direção do MPLA, dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, as mais sentidas condolências. Ela expressou profundo pesar e solidariedade, afirmando: “Neste momento de profunda dor e consternação, inclinamo-nos perante a sua memória e endereçamos ao Partido Comunista do Vietname, à família enlutada e ao povo vietnamita os nossos sentimentos de pesar.”

Homenagem a Nguyen Phu Trong

Luísa Damião descreveu Nguyen Phu Trong como “um político com invulgares qualidades humanas”, destacando sua notável liderança na condução do Partido Comunista e da República Socialista do Vietname. Após assinar o livro de condolências, aberto na Embaixada da República Socialista do Vietname, no Miramar, a Vice-Presidente do MPLA relembrou o significativo contributo de Nguyen Phu Trong no fortalecimento das relações entre o MPLA e o Partido Comunista do Vietname. Ela afirmou: “Relações que nós queremos continuar a solidificar, em benefício dos nossos dois partidos e povos.”

Recepção na Embaixada

Luísa Damião foi recebida pelo embaixador do Vietname, Duong Chinh Chuc, que agradeceu a visita da Direção do Partido. Nguyen Phu Trong, falecido no dia 19 de julho em Hanói, aos 80 anos, por doença, foi uma das figuras políticas mais influentes do Vietname, tendo servido como Secretário-Geral do Partido Comunista por 13 anos.

Acompanhantes

A Vice-Presidente do MPLA esteve acompanhada pelo Secretário do Bureau Político do MPLA para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedro Teta, e pela Secretária do Bureau Político para a Política Económica, Idalina Valente. Também participaram do ato os diretores dos Departamentos e Gabinetes do Comité Central do MPLA, Lopes Maquento, Leonel Martins, entre outros quadros.