Neste sábado (20), o jornalista António Campos apresentou oficialmente seu livro “Olá Titilá” no Auditório do Memorial António Agostinho Neto, em Luanda. A cerimônia contou com a presença da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião.
Sobre a Obra
O livro, escrito por mais de 100 co-autores, possui mais de 300 páginas e retrata as virtudes de Titilá do Rangel. A obra é especial pela forma modesta como foi concebida, permitindo que outros escrevessem sobre Titilá.
Declarações de Luísa Damião
Em entrevista à imprensa, Luísa Damião destacou que o lançamento do livro visa homenagear Titilá, reconhecendo seu percurso, qualidades, virtudes e defeitos, que servem de exemplo para as novas gerações. Ela enfatizou o patriotismo de Titilá e instou os angolanos a abraçarem causas que contribuam para uma Angola próspera e desenvolvida.
“Titilá é um exemplo de patriotismo, um profissional que sabe bem aquilo que quer”, afirmou Luísa Damião.
Ela também ressaltou a importância de homenagear pessoas em vida, destacando o percurso vitorioso de Titilá, que inspirou 100 figuras a escreverem sobre ele.
Apresentação do Livro
Margarida de Almeida, tia de António Campos, fez a apresentação do livro, destacando que a obra oferece múltiplos ângulos sobre Titilá. Alguns co-autores abordam suas relações pessoais com ele, enquanto outros traçam seu perfil social, proporcionando um debate acadêmico enriquecedor.
Diversidade de Contribuintes
O livro reúne um grupo heterogêneo de assinantes, incluindo colegas de profissão, eclesiásticos, militares, políticos, engenheiros, médicos, escritores, músicos e familiares diretos. Margarida de Almeida destacou que, apesar dos defeitos humanos de António Campos, os testemunhos no livro refletem suas virtudes e a facilidade com que conquista amizades e simpatias.
“António Campos, também conhecido pelos mais próximos como Maninho/Tony, facilmente conquista a amizade e as simpatias dos sisudos”, frisou Margarida de Almeida.