Benguela – 14.06.24 – A Secretária do BP para Política Social, Maricel Capama, afirmou no dia 13, na província de Benguela, que o programa de alfabetização do Partido integra a estratégia para a redução gradual das elevadas taxas de analfabetismo.
Durante o lançamento da Campanha Nacional de Alfabetização no município da Catumbela, Maricel Capama destacou que a escolaridade é fundamental para a inclusão social e o fortalecimento da participação qualitativa das pessoas na vida social e no desenvolvimento.
Maricel Capama enfatizou que a alfabetização deve ser uma tarefa permanente em Angola. Ela afirmou que o Partido aposta na alfabetização como uma ferramenta essencial para recuperar o tempo perdido em relação à escolarização, garantindo que todos os cidadãos, especialmente mulheres e jovens, possam usufruir de seus direitos e ter uma vida cívica plena.
A dirigente ressaltou que o MPLA sempre se comprometeu com a erradicação do analfabetismo, promovendo programas voltados principalmente para mulheres e jovens em áreas rurais, com o apoio de organizações sociais e parceiros, como igrejas e outras entidades da sociedade civil.
Maricel Capama também destacou que a alfabetização é um meio eficaz para melhorar a condição humana, libertando as pessoas do analfabetismo e permitindo a modernização do país sob diversas perspectivas. Ela afirmou que o domínio da leitura e da escrita permite uma participação mais qualitativa nas dinâmicas sociais e produtivas do país.
Acompanhada pelo 1.º Secretário provincial do Partido de Benguela, Luís Nunes, Maricel Capama visitou as instalações das salas de alfabetização, apresentou as orientações do plano da Campanha Nacional de Alfabetização de Jovens e Adultos e doou materiais didáticos necessários para a formação integral dos estudantes.