PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO APELA À UNIÃO EM ÁFRICA

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, defendeu neste domingo (26), em Moroni, capital da União das Comores, a necessidade de uma união efetiva entre os Estados africanos para a promoção da governação democrática.

O Chefe de Estado fez referência a este ponto durante o seu discurso na cerimônia de investidura para o terceiro mandato consecutivo do Presidente da União das Comores, Azali Assoumani.

João Lourenço, que discursou na qualidade de Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), destacou que a crescente população jovem africana, a abundância de recursos naturais, e a riqueza e diversidade cultural conferem ao continente africano uma oportunidade soberana para o fortalecimento das organizações regionais.

O Presidente João Lourenço sublinhou ainda que a região da SADC é um exemplo no continente no que diz respeito à realização regular de eleições livres e transparentes.

Segundo o Chefe de Estado, os resultados dos pleitos eleitorais na região raramente geram contestação violenta, um fenômeno que ameaça a manutenção da ordem e estabilidade dos países e dos seus fundamentos como Estados de Direito e Democráticos.

O Presidente João Lourenço destacou também que, neste ano, são aguardadas com expectativa as eleições gerais na Namíbia, no Botswana, em Moçambique e na África do Sul, onde se espera, mais uma vez, que os resultados sejam respeitados por todos os partidos concorrentes.

Como mediador da paz no conflito na República Democrática do Congo, João Lourenço salientou a situação de instabilidade e guerra vigente naquele país, bem como em Moçambique, caracterizando-as como preocupantes e reiterando o contínuo apoio e solidariedade para com esses países membros da SADC.