INTERVENÇÃO PROFERIDA PELA CAMARADA LUÍSA DAMIÃO, NO ACTO DE LANÇAMENTO DO PROCESSO DAS ASSEMBLEIAS DE BALANÇOS E RENOVAÇÃO DE MANDATOS DOS COMITÉS DO MPLA

INTERVENÇÃO PROFERIDA PELA CAMARADA LUÍSA DAMIÃO, VICE-PRESIDENTE DO MPLA, NO ACTO DE LANÇAMENTO DO PROCESSO DAS ASSEMBLEIAS DE BALANÇOS E RENOVAÇÃO DE MANDATOS DOS COMITÉS DO MPLA E DAS CONFERÊNCIAS DE BALANÇO COMUNAL DO DISTRITO URBANO E MUNICIPAL DO MPLA. BENGO, 28.03.2024.

Camarada Maria Antónia Nelumba, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, Primeira Secretária Provincial do Partido e Digna Governadora Provincial do Bengo;

Camarada Carla Leitão Ribeiro, Secretária do Bureau Político para Administração e Finanças, Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do SBP à Província do Bengo;

Camaradas Membros do SBP;

Camarada Joana Tomás Martins, Secretária-Geral da OMA;

Camarada Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos, 1º Secretário Nacional da JMPLA;
Camaradas Segundos Secretários Provinciais do Partido;

Camaradas Directores do Comité Central;
Camaradas Membros do Comité Provincial do Partido no Bengo;

Camaradas Segundos Secretários dos Comités Provinciais do MPLA;

Camaradas Primeiros Secretários, Quadros, Dirigentes e Militantes das Organizações de Bases do MPLA;

Camaradas Militantes, Simpatizantes e Amigos do MPLA, da OMA e da JMPLA;

Em nome do Camarada Presidente João Lourenço tenho a subida honra de endereçar um abraço fraterno e efusivas saudações patrióticas a todos os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA.

A partir do Bengo, endereço igualmente saudações patrióticas aos milhões de militantes da família alargada do glorioso MPLA, de Cabinda ao Cunene, do Mar ao Leste e da Diáspora.

É com imensa satisfação que agradecemos a calorosa recepção do Comité Provincial do MPLA nas terras do Jacaré Bangão, na pessoa da Camarada Maria Antónia Nelumba, Primeira Secretária Provincial do nosso Partido, por albergar este acto especial nacional que marca o lançamento do processo das assembleias de balanço e renovação de mandatos dos comités do MPLA e das conferências de balanço comunal, dos distritos urbanos e a nível municipal.

Quero saudar e assinalar também, o empenho dos Camaradas Membros do Comité Provincial do Partido, nesta circunscrição, para que esta actividade tivesse lugar, com toda a abrangência e simbolismo político que a mesma representa para a vida interna e revitalização das estruturas do nosso Partido a nível nacional.

A Província do Bengo é, por tradição, uma praça eleitoral do nosso Partido, sendo por isso, inquestionável e inquebrantável o vínculo umbilical que liga o MPLA às populações, que desde muito cedo abraçaram a causa do nosso Partido.

Estas lindas e heróicas terras do Jacaré Bangão forjaram dirigentes da primeira linha do MPLA que muito contribuíram no processo de luta para a independência nacional e continuam, no presente, a dar o seu melhor contributo, para a construção da trajectória heróica e vitoriosa do nosso Partido e de Angola de modo geral.

Estimados Camaradas;

Este acto de lançamento do processo de realização das assembleias de balanço e renovação de mandatos tem um significado estratégico profundo, na medida em que vai partilhar e socializar as principais acções e linhas orientadoras do MPLA, a confirmação dos militantes, balancear e projectar as actividades que conduzirão o Partido a vencer com muito trabalho e prontidão militantes, os desafios político-eleitorais.

Este processo convoca o engajamento de todos os militantes, para o fortalecimento da vida interna do Partido, o reforço da Democracia interna, a prestação de contas e, deve responder aos principais desafios do contexto actual, claramente identificados pela Direcção Central do Partido e que materializa na prática a orientação do Camarada Presidente João Lourenço, expressa na V Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA e reforçada no seu discurso de lançamento da Agenda Política do Partido para o presente ano.

O percurso glorioso de lutas e vitórias do grande MPLA reside na base, não se chega aos órgãos e organismos intermédios ou nacionais do Partido, sem que se viva a participação militante activa na base.

Estimados Camaradas, a base é para o MPLA a prioridade absoluta, de tal sorte que, quem está em cima é porque está na base e se não está na base, tem de descer rapidamente, para, não só usufruir dos direitos, mas para cumprir com os deveres plasmados nos Estatutos do MPLA e nos demais regulamentos e documentos reitores do nosso Partido.

É por isso, que na V Reunião Ordinária do Comité Central do MPLA, o Camarada Presidente João Lourenço, orientou e eu cito: “Todos para as bases, todos para as comunidades”.

Assim como no passado, hoje e amanhã, a vitória deverá ser sempre construída a partir das organizações de base, que constituem o ponto de partida de toda a nossa acção.

É nas bases onde deve começar a reflexão qualitativa, a discussão e a apresentação de contribuições, sobre os temas mais candentes da nossa sociedade e, sobretudo, inerentes à vida das populações nos agregados residenciais, a participação na solução dos problemas do bairro, comunas, distrito e município, com pequenas ou grandes acções, no esclarecimento das realizações do Executivo e na apresentação de propostas concretas.

Neste sentido, os desafios do MPLA estão claramente identificados e as orientações do Camarada Presidente João Lourenço, são inequívocas.

Vale lembrar, Caros Camaradas, que, por ocasião do lançamento oficial da Agenda Política para o ano 2024, o Camarada Presidente João Lourenço instou às estruturas do Partido, aos vários níveis, para a necessidade de manterem-se vigilantes, de fazermos sempre o trabalho de casa, com a devida antecipação e expansão, ao referir que: “ …no ano que corre, temos de prestar uma atenção particular à organização do Partido, à organização em todos os níveis, sobretudo no nível de base. Temos de prestar atenção à nossa ligação com a sociedade”. Fim de citação.

Caros camaradas, o processo das assembleias de balanço e renovação de mandatos ao nível das organizações de base do Partido constituem uma soberana ocasião para, não apenas proceder ao balanço das actividades que vimos desenvolvendo, mas, sobretudo, de assegurar a efectiva dinamização do nosso trabalho político partidário ao nível das bases.

Esta tarefa deve assentar no reforço da coesão e unidade no nosso seio, premiando os melhores quadros e militantes, aqueles que são capazes de melhor dirigir e lograr resultados positivos para o Partido, no actual contexto. Devem ser estes os escolhidos para conduzir o Partido ao nível das bases.

Caros Camaradas;

Para o enfrentamento dos desafios inerentes à materialização das autarquias e da nova Divisão Político-administrativa, o MPLA precisa de contar com todos e sobretudo com os melhores quadros, com quem deverá constituir a sua frente.

Assim, o processo de renovação de mandatos deve ser, essencialmente, inclusivo e acalorado, reunindo a família MPLA em torno dos desígnios comuns ao Partido e aos angolanos. Considerando os diversos factores estratégicos e de oportunidade local, tendo sempre em linha de conta a necessidade do respeito pela promoção do género e da juventude.

Camaradas, devemos realizar as assembleias de balanço cumprindo com rigor os princípios Estatutários e com todo o instrutivo aplicável ao processo, sob olhar atento da Comissão de Disciplina, Ética e Auditória do Comité Central. Devemos também encarar este processo como uma oportunidade para reforçar o trabalho político do Partido, imprimir uma nova dinâmica ao nosso trabalho e à nossa utilidade social, a fim de apresentar o MPLA à sociedade e às comunidades locais como efectiva força transformadora e impactante na vida quotidiana dos angolanos.

Para tal, a nossa visão política deve ser sempre holística, considerando que por meio dos Camaradas mais destacados, mais comprometidos, cujo perfil reúna as qualidades reclamadas pelo actual contexto, podemos granjear, em consequência, maior empatia e aceitação dos grupos mais cépticos e da sociedade, de modo geral.

Por isso, insisto: Devemos eleger os melhores, os camaradas mais criativos, capazes de reunir consensos entre os militantes e perante a comunidade envolvente.

Estimados Camaradas

O processo de mobilização e alargamento da base militante do Partido, por um lado, e os desafios da combatividade política e eleitoral, demandam das nossas organizações de base, novas e melhores formas de actuação e um apurado sentido inovador dos seus dirigentes.

Só alcançaremos este estágio na plenitude, se formos capazes de impulsionar o diálogo social, a utilidade estratégica das nossas estruturas de base ao nível das comunidades, consubstanciada no incrementar da relação do Partido com a sociedade, conforme a orientação do nosso Presidente.

Estimados Camaradas, a Direcção Central do Partido reafirma o compromisso de continuar a acompanhar de forma pormenorizada o processo de balanço e renovação de mandatos nas organizações de base do Partido, que terão lugar em todo o País, assegurando que os objectivos preconizados sejam alcançados com sucesso.

Para terminar, quero reiterar os nossos agradecimentos à Direcção do Partido nesta Província, a todos os militantes e simpatizantes do MPLA nesta circunscrição, convicta de que, continuaremos a reforçar o nosso trabalho a nível das bases, para atingirmos a excelência e continuarmos a servir o povo e fazer Angola crescer.

Apelo desta tribuna para exercitarmos o princípio da solidariedade às nossas populações da Província do Bengo, vítimas das chuvas, doando bens alimentares e não perecíveis, oferecendo o que temos, pois, ser solidário não é dar o que nos sobra, mas partilhar o pouco que temos.

Desta tribuna reitero igualmente, um feliz Março Mulher a todas mulheres angolanas e à todos os pais que exercem uma paternidade responsável.

Com estas palavras, declaro aberto o acto nacional de lançamento das assembleias de balanço e renovação de mandatos, dos Comités de Acção do Partido e das Conferências de Balanço dos Comités Comunais, Distritais, Urbanos e Municipais do Partido.

Viva o MPLA!


Viva o Camarada Presidente João Lourenço!


Viva a OMA!


Viva a JMPLA!


A Luta!


A Vitória!

Muito obrigada pela vossa especial atenção!