PRESIDENTE DA REPÚBLICA A CAMINHO DA CHINA

O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda ao fim da manhã desta terça-feira em viagem para Beijing, país que vai visitar oficialmente sexta, sábado e domingo, a convite do seu homólogo, o Presidente Xi Jinping.

Logo no primeiro dia (sexta-feira), à tarde, acontecerá o ponto mais alto da visita, designadamente o encontro com o Presidente Xi Jinping. O téte-a-téte vai abordar a estratégia futura das relações bilaterais.

Estão também agendados para o mesmo dia, mas mais cedo (no período matinal), reuniões do Chefe de Estado angolano com o Primeiro Ministro chinês, Li Qiang, e com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (Parlamento), Zhao Leji.

Uma declaração conjunta deverá ser divulgada na sequência das conversas do Presidente angolano com as mais altas entidades da República Popular da China.

Do vasto programa que João Lourenço cumprirá em terras chinesas consta ainda a participação num fórum de negócios, onde o tema investimento em Angola estará no centro dos debates, sendo de realçar também as audiências que o Estadista angolano concederá a empresários chineses que já actuam no mercado nacional ou o queiram fazer futuramente. Na mesma linha, está agendado igualmente um encontro do Presidente com representantes da comunidade angolana estabelecida na China.

O último capítulo da visita do Presidente João Lourenço à China será cumprido na província de Xandong, ao longo do dia de domingo,17, constando de contactos com sectores produtivos nos domínios da indústria têxtil, farmacêutica e actividade agrícola.

A comitiva do Chefe de Estado para esta missão de Estado à China integra, entre outros, os ministros da Energia e Águas, Transportes, Agricultura, Finanças e Recursos Minerais, Petróleo e Gaz.