PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO SATISFEITO COM OBJECTIVOS ALCANÇADOS NA VISITA À REPÚBLICA CHECA

Na capital Praga, nesta quinta-feira (22), o Presidente da República, João Lourenço, manifestou seu contentamento pela acolhida calorosa da República Checa e pela disposição do país em fortalecer os laços de cooperação estratégica e amizade com Angola.

João Lourenço destacou que os objectivos estabelecidos para a visita oficial à República Checa foram plenamente atingidos, evidenciado pelas discussões frutíferas e pelas futuras colaborações que estas prometem gerar.

Durante as reuniões de alto nível, o Presidente de Angola sublinhou o amplo potencial para o desenvolvimento das relações bilaterais, notando que foram delineados projectos de cooperação nos setores económico e industrial. Além disso, foi discutida a facilitação de vistos, começando com passaportes diplomáticos e de serviço.

O líder angolano enfatizou a importância de priorizar áreas que proporcionem benefícios mútuos e estejam alinhadas com a estratégia de diversificação económica do país, sem negligenciar setores essenciais como saúde, energia e agricultura.

Ambos os países concordaram em estabelecer parcerias para a proteção recíproca dos investimentos e criar mecanismos para evitar a dupla tributação, medidas estas que visam aprimorar o clima de negócios bilateral.

Desde sua chegada a Praga na terça-feira, 20, o Presidente João Lourenço presenciou a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas, visando intensificar a cooperação bilateral que teve início em 1993.

No primeiro dia de sua estadia, foi recepcionado com honras militares no Palácio de Praga pelo Presidente checo, Petra Pavel, seguido de reuniões privadas e visitas ao Senado e à Câmara dos Deputados.

A República Checa, com sua economia de mercado focada no comércio, na indústria, no comércio internacional e na indústria automobilística, demonstra ser um parceiro valioso.

As relações político-diplomáticas entre Angola e a República Checa remontam à era da Guerra Fria, antes da separação da República Eslovaca, com a qual formava a antiga Checoslováquia, dissolvida em 1º de Janeiro de 1990.