MPLA insiste na promoção da nova divisão administrativa através das línguas locais

Durante um evento no município do Cuito Cuanavale, na Província do Cuando-Cubango, Maricel Capama, Secretária do Bureau Político para a Política Social do MPLA, destacou a necessidade crucial de os membros e líderes do partido promoverem ativamente a nova Divisão Político-Administrativa (DPA), especialmente através das línguas nacionais.

No encerramento da 4.ª Reunião Ordinária do Comité Provincial do MPLA, ocorrida no sábado, Maricel Capama sublinhou a importância de comunicar eficazmente as informações sobre a DPA em línguas nacionais, visando esclarecer as comunidades sobre o significado e os benefícios desta significativa iniciativa do Governo. Esta prevê a criação de duas novas províncias, dividindo o Moxico e o Cuando-Cubango.

Segundo a coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político do MPLA ao Cuando-Cubango, a reestruturação administrativa decorre de mudanças geográficas nas localidades. “É vital informar as comunidades antecipadamente, para evitar surpresas, assegurando que a implementação desta reestruturação trará avanços no desenvolvimento provincial e na melhoria das condições de vida, além de promover uma maior proximidade e eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos”, afirmou Capama.

João Lourenço, líder do MPLA, ao lançar a Agenda Política para o ano em andamento, no dia 3 deste mês, destacou a concentração do Executivo no progresso dos municípios e na necessidade da nova divisão administrativa. Esta inclui a criação de mais 161 municípios, adicionando aos 164 existentes, e duas novas províncias, ampliando o número atual de 18.

“Estamos comprometidos com a descentralização e motivados pelos resultados positivos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)”, destacou o Presidente João Lourenço, enfatizando que o desafio não reside nos recursos financeiros para infraestruturas nos novos municípios e províncias, mas na qualidade dos profissionais que serão designados para estas estruturas.

Por isso, fez um apelo ao Departamento de Quadros do Partido para que inicie, com a devida antecedência, a formação e seleção dos profissionais que serão alocados nos novos municípios e províncias, bem como aqueles que participarão nas futuras eleições autárquicas.